- Publicidade -

No mundo do “faça você mesmo” há uma infinidade de receitas caseiras úteis para o dia a dia. Muitas delas têm em comum dois ingredientes curingas: óleo de coco e bicarbonato de sódio. Tendo estes dois itens em casa você pode solucionar quase todas as questões que envolvem beleza e higiene pessoal.

- Publicidade -

Logo abaixo, alguns exemplos de receitas práticas e fáceis de serem preparadas que foram ensinadas pela Cristal do site “Um ano sem lixo” e pelo Rafael Reinehr do “Coolmeia, ideias em cooperação” – ambos possuem inúmeras dicas para a autossuficiência cosmética.

Para fazer desodorante:

Basta misturar 100ml de óleo de coco, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e cravo “a gosto”. A composição pode disfarçar os odores por um dia inteiro.

Outra opção é misturar três colheres de óleo de coco com três colheres de bicarbonato de sódio e duas colheres de amido de milho.

Para fazer pasta dental:

Misture três colheres de sopa de óleo de coco sólido, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 10-15 gotas de óleo essencial de hortelã (opcional) e duas colheres de chá de adoçante natural stevia (também opcional). Aplique a mesma quantidade dos cremes dentais tradicionais na escova. A mistura pode ser armazenada em um pote de vidro e deixada no banheiro.

- Publicidade -

Para fazer xampu:

Basta usar bicarbonato e vinagre de maçã. O que muda para cada cabelo é a proporção: em cabelos médios uma colher de sopa de bicarbonato basta, enquanto os mais longos ou compridos necessitam de duas colheres de sopa. A quantidade de vinagre também pode alterar de acordo com a necessidade.

Separe os ingredientes em dois copos e preencha cada um deles com água do chuveiro. A mistura de bicarbonato com água deve ser usada no couro cabeludo e enxaguada em seguida. Depois passe o vinagre com água em todo o comprimento dos fios. “O bicarbonato deixa o Ph do couro cabeludo básico, então o vinagre é essencial para dar brilho e maciez”, afirma Cristal que está fazendo a experiência de ficar um ano sem produzir lixo.

Todas as receitas podem ser adaptadas, lembrando que cada tipo de pele e cabelo podem exigir cuidados diferentes. O ideal é ir testando e mudar as proporções dos ingredientes quando necessário.

- Publicidade -

Por Marcia Sousa – Redação CicloVivo