Inicio Cidadania 1,5 mil famílias no Mali ganham kit para produção de energia solar

Cidadania

1,5 mil famílias no Mali ganham kit para produção de energia solar

O equipamento tem mudado a vida nas comunidades afastadas das redes de transmissão.

8 de setembro de 2016 • Atualizado às 18 : 44
1,5 mil famílias no Mali ganham kit para produção de energia solar

O sistema facilita a realização de atividades noturnas e melhora a segurança nas comunidades. | Foto: Reprodução/YouTube

608
0

Em um projeto recente, apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 1,5 mil famílias na cidade de Kidal, no Mali, receberam um sistema de produção de energia solar individual. O equipamento tem mudado a vida dos beneficiados pela ação.

“Assegurar o acesso confiável, sustentável, modernos e a preço acessível à energia para todos”. Este é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número sete. Para que ele seja colocado em prática, no entanto, é preciso que a tecnologia e os projetos sociais e de políticas públicas caminhem juntos.

O projeto que chegou à Mali é prova disso. As famílias, que vivem em comunidades afastadas e distantes das redes de transmissão de energia, agora têm a oportunidade de realizar também atividades noturnas e, mesmo que a segurança na região ainda seja precária, a luz proporciona um pouco mais de segurança.

“As famílias que foram beneficiadas estão muito felizes, não só porque deixaram a escuridão para trás, mas também porque os kits permitem que seus filhos estudem e as mulheres continuem com as suas atividades durante à noite”, explicou Assikaday Ag Wayerzagane, chefe do vilarejo, em entrevista à ONU.

Entre as facilidades proporcionadas pelo sistema e comemoradas pela comunidade local, está o carregamento dos telefones móveis, que antes era muito mais complicado e agora está ao alcance de maioria. “À noite também tem luz para ver o que estamos fazendo”, completou uma das moradoras locais. Durante o dia o sistema capta a energia do sol, a transforma em eletricidade e a deixa armazenada em uma bateria para uso posterior. 

Redação CicloVivo

(608)

logo
Fechar
Abrir
logo