Uma empresa estadunidense produz e doa escovas de dentes feitas de bambu para combater o uso de escovas de plástico. A Giving Brush, ou doando escova, em português, cobra somente pelo valor do frete de envio do produto. A premissa da companhia é dar uma alternativa ecológica à escova de plástico, usada por 99% da população mundial.

A meta da empresa é que, futuramente, pelo menos um quarto da população substitua as escovas plásticas por outras de materiais biodegradáveis, como bambu. Isso certamente diminuiria a quantidade de lixo plástico gerado no mundo. A estimativa é que cada uma das 6.8 bilhões de pessoas no planeta use cerca de 5kg de escova de dentes durante sua vida. Imagine a imensa quantidade de plástico que demora séculos para se decompor.

Para estimular o uso das escovas de bambu, a Giving Brush disponibiliza a contratação de pacotes anuais de 4 a 12 escovas de dentes, no qual é cobrado somente o valor do frete. Para São Paulo, por exemplo, o valor cobrado é equivalente a R$25,00 reais por unidade.

Além de escovas de dentes, a companhia fabrica e doa canudos feitos do mesmo material. Da mesma forma, fabrica e comercializa outros modelos de escovas de bambu e ainda um case para guardar as escovas. A empresa esclarece em seu site que o bambu “mossô chinês” utilizado para a fabricação destes produtos não é consumido por pandas, logo não causa impacto na alimentação destes animais.

O porquê do bambu

Bambu é a planta de crescimento mais rápido do planeta. Ela pode crescer mais de um metro por dia nas condições corretas. Além disso, outros colmos – que é como é chamado o caule do bambu – podem crescer da mesma raiz. Isso dispensa o uso de pesticidas e agrotóxicos na planta, o que resulta em uma matéria-prima orgânica e vegana.

O bambu também é antimicrobiano, ou seja, bactérias, mofo, fungos ou vírus não se reproduzirão facilmente na sua escova. Além de ser biodegradável. Logo, assim que separada das cerdas, feitas de nylon reciclável, o corpo da escova de bambu pode ser descartado com o lixo orgânico para compostagem.