Ícone do site

3 sugestões para reduzir sua produção de lixo fora de casa

“Consumir na rua requer dedicação e esforço da nossa parte, principalmente em dizer não aos descartáveis, mas não é uma tarefa impossível.”

Published 13/01/2021
Encontro Lixo Zero

Foto: iStock

Buscando alternativas mais sustentáveis em 2021? Um dos caminhos é reduzir a produção de lixo dentro e fora de casa. Para isso, incluir opções inteligentes, que agridam menos o nosso planeta, são necessárias. A engenheira de produção e sócia-proprietária da Beegreen Sustentabilidade Urbana, Patricya Bezerra, traz algumas dicas para serem adotadas na rua, confira abaixo.

Monte seu próprio kit sustentável

Uma ótima estratégia para quem está buscando diminuir a produção de lixo é montar um kit com utensílios duráveis. “Pode até parecer difícil, mas depois que você monta seu kit e começa a levá-lo para os lugares, você vê o quanto consegue diminuir a quantidade de lixo gerada ao longo do seu dia”, comenta Patricya.

Leve, sempre que possível, uma ou duas ecobags, caso você queira comprar alguma coisa na rua; um kit básico para alimentação com canudo, talheres e copos reutilizáveis; se você não quiser/tiver como levar, veja se o local oferece opções duráveis, evitando sempre os descartáveis. Quando puder, opte pelo guardanapo de pano, e tenha sempre algumas embalagens reutilizáveis. Assim, você pode comprar seus alimentos e armazená-los de maneira adequada e ainda levar as sobras, caso queira.

Foto: Divulgação/BeeGreen

Vai comer na rua?

Se você precisar comer na rua, existem algumas sugestões para diminuir ao máximo a produção de lixo nesses casos. Se for tomar um sorvete, por exemplo, prefira sempre a casquinha, que é comestível. Se for a padaria, peça sempre para que os alimentos venham em embalagens de papel, para depois fazer a separação adequada do lixo. Para os lanches, a mesma coisa; escolha sempre as opções sem plástico descartável. O mesmo vale para o ketchup e para a mostarda – molhos em geral -, opte por lugares que ofereçam opções reutilizáveis.

Foto: Divulgação/BeeGreen

O lanchinho do dia

Que precisamos nos alimentar bem é um fato, afinal, nosso corpo precisa de energia para executar as tarefas ao longo dia. Por isso, as dicas relacionadas aos nossos “lanchinhos” valem não só para as crianças, como para os adultos, e além de serem mais sustentáveis, são também mais saudáveis. Snacks e bolachas: a melhor maneira de transportá-los é em potinhos de vidro ou em sacos de tecido. Hoje existem opções especiais para isso no mercado, que são reutilizáveis e conservam o alimento fresco. Quanto às bebidas, leve sempre uma garrafa de água com você, e se preferir, faça sucos naturais em casa, pois assim você evita comprar opções industrializadas na rua. Balas e chicletes: uma ótima opção aqui, além de muito mais saudável, são as frutas secas, que tem o próprio açúcar da fruta e podem ser levadas em saquinhos de pano para qualquer lugar.

“Hoje é muito mais fácil tentar diminuir a quantidade de lixo que produzimos; afinal, estão surgindo inúmeras ferramentas que nos ajudam nessa tarefa. Basta termos consciência do que estamos fazendo. Consumir na rua requer dedicação e esforço da nossa parte, principalmente em dizer não aos descartáveis, mas não é uma tarefa impossível”, finaliza.

Para mais informações sobre a Beegreen, acesse o site.

Sair da versão mobile