Ícone do site

Jogos e desafios gratuitos para crianças explorarem a natureza

A natureza previne o estresse e melhora sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção.

Published 16/06/2021
natureza e crianças

Neste momento de pandemia, no qual muitas crianças já apresentam consequências físicas e emocionais provocadas pelo distanciamento social, aliar brincadeiras e o contato com a natureza pode trazer inúmeros benefícios, desde que todos os protocolos sanitários sejam respeitados. A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza disponibiliza uma série de atividades para pais, cuidadores e educadores estimularem os pequenos a tornar as experiências ao ar livre ainda mais divertidas.

Com um total de 40 atividades, divididas em quatro fases, as listas em PDF podem ser baixadas gratuitamente no site da Fundação e trazem inspiração para crianças de todas as idades.

“É possível transformar o contato com a natureza em brincadeira, seja transformando uma folha de árvore em barco numa poça d’água ou observando o formato das nuvens. É importante propor objetivos para estimular a criança. Atividades gameficadas ajudam a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha e a solução de problemas”, destaca Melissa Barbosa, gerente de educação e engajamento da Fundação.

A intenção é incentivar crianças e adultos, especialmente aqueles que vivem em áreas urbanas, a aproveitarem as dicas para sair da rotina e garantir momentos de lazer e bem-estar em áreas verdes. “É importante perceber que a natureza está mais perto do que muitos imaginam. É possível estabelecer esse contato em parques, praças, jardins, hortas e outros espaços verdes, na maioria das vezes de forma gratuita, sempre de forma segura e prazerosa. Até dentro de casa conseguimos proporcionar este contato”, ressalta Melissa.

Foto: Antonio Esposito | Pixabay

Estudos comprovam que o contato com a natureza previne o estresse e melhora sintomas de depressão, ansiedade e déficit de atenção. “As crianças ficam mais fortes, concentradas, criativas e motoramente hábeis quando têm a oportunidade de brincar ao ar livre com frequência. É fundamental devolver às crianças a chance de viver uma infância livre, saudável e rica em natureza, e entender também que essa experiência é uma forma de cuidar do bem-estar do planeta”, analisa Laís Fleury, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), diretora da Alana Foundation, empreendedora social Ashoka e cofundadora da Associação Vaga Lume.

Baixe os Desafios na Natureza

Fase 1 – Detetive da Natureza

Fase 2 – Desbravador da Natureza

Fase 3 – Amigo da Natureza

Fase 4 – Guardião da Natureza

Coleção Meu Ambiente

Além dos desafios ao ar livre, a Fundação Grupo Boticário oferece outros conteúdos especializados para incentivar as novas gerações a ampliar a conexão com a natureza. A Coleção Meu Ambiente, por exemplo, destinada a profissionais de educação e alunos de todo o país, aborda a relevância da conservação, bem como a relação direta entre os ambientes naturais preservados e o bem-estar social. O conteúdo está disponível neste link.

O Começo da Vida 2: Lá Fora

Outro conteúdo que demonstra a importância do contato das crianças com a natureza é o filme O Começo da Vida 2: Lá Fora, dirigido por Renata Terra e lançado globalmente em novembro de 2020 na Netflix. O documentário, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário e pelo Instituto Alana, traz depoimentos de especialistas de diferentes países, apresentando evidências científicas sobre como a conexão com a natureza pode fazer parte da cura para grandes desafios contemporâneos da humanidade.

Na esteira do filme, também foram lançados em 2021 três minidocumentários que trazem reflexões de especialistas sobre a necessidade de assegurar o convívio com a natureza da primeira infância até a adolescência para garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Sair da versão mobile