Ícone do site

Dietas vegetarianas podem ajudar a combater o câncer

A dieta de baixa gordura e rica em fibras garante ao corpo o dobro de energia para matar as células cancerosas.

Published 02/09/2016

Foto: iStock by Getty Images

Dietas ricas em vegetais têm poder para regular diversos problemas de saúde, como controlar o colesterol e a diabetes tipo 2. No entanto, estudos acadêmicos mostram que este tipo de dieta, rica também em fibras, podem ser até oito vezes mais poderosas no combate ao câncer.

Uma pesquisa, publicada pelo Instituto Norte-Americano de Medicina e Saúde, fez um experimento com homens portadores de câncer de próstata, fazendo modificações na alimentação e incluindo atividades físicas na rotina dos pacientes.

A dieta aplicada na experiência era vegetariana e rica em frutas, suplementada com proteína de soja, óleo de peixe, vitamina E, selênio e vitamina C. Além disso, foram incluídos exercícios aeróbios moderados (caminhada de 30 minutos, seis dias da semana), yoga, meditação e relaxamento para controlar o estresse e participação semanal em um grupo de apoio.

Após um ano, os participantes que se submeteram ao tratamento tiveram resultados expressivos no combate ao câncer. Os exames sanguíneos mostraram que a dieta vegetariana deixou o organismo oito vezes mais eficaz em parar as células cancerígenas.

Outro estudo feito com mulheres com câncer de mama trocou a dieta tradicional por uma vegetariana por duas semanas completas, associadas a atividade física diária leve. Após 14 dias, os testes iniciais foram repetidos e o câncer apresentou crescimento mais lento e o sangue estava mais resistente às células doentes.

Segundo os pesquisadores, os exercícios físicos ajudam a retardar o desenvolvimento do câncer, mas é a dieta que garante ao corpo o dobro de energia para matar as células cancerosas.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile