Ícone do site

Crianças de fazendas têm menos chances de desenvolverem alergias e asma

Segundo o estudo, o segredo para deixar as crianças mais fortes está no ar.

Published 11/10/2017

Happy caucasian little boy picking and eating strawberries on berry farm in summer

Essa descoberta foi apresentada por pesquisadores da Universidade de Ghent, na Bélgica. Segundo o estudo, o segredo para deixar as crianças mais fortes está no ar, mais especificamente na poeira da fazenda.

Ainda não se sabe exatamente qual componente é responsável por melhorar o sistema imunológico, mas é certo que a poeira da fazenda faz com que a mucosa respiratória reaja de forma menos agressiva à poeira doméstica, um dos principais causadores das alergias.

Os pesquisadores fizeram experiências com animais e analisaram a saúde de duas mil pessoas que cresceram em fazendas. Em nenhum dos examinados ocorreu a presença de asmas ou alergias.

Os especialistas acreditam que os resultados tenham influência direta da proteína A20, produzida pelo corpo através do contato com a poeira da fazenda. Este elemento ajuda a fortalecer o organismo. Mas, ainda não se sabe exatamente qual substância é responsável por essa proteção.

A expectativa é de que os estudos colaborem para a produção de uma vacina capaz de proteger as crianças dos riscos de asma e outras alergias.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile