Ícone do site

Catador leva a sétima arte às periferias

José Zagati é uma daquelas pessoas que amam o cinema e fazem o possível e o impossível para levar a sétima arte às pessoas carentes.

Published 01/07/2010

José Luiz Zagati é uma daquelas pessoas que amam o cinema e fazem o possível e o impossível para levar a sétima arte às pessoas carentes. Zagati é catador de recicláveis e foi através dessa prática que, há 12 anos, ele criou o Mini Cine Tupy, na garagem da sua casa, em Taboão da Serra, grande São Paulo.

Zagati se apaixonou pelo cinema desde a primeira vez em que entrou em uma sala, aos 5 anos. Ainda criança, ele ganhou o seu primeiro projetor e já brincava de fazer cinema. Seu sonho era ter uma platéia e poder levar alegria às pessoas, mas por falta de condições financeiras isso não era possível.

Por incrível que pareça, quando ele virou catador é que o sonho começou a tomar forma de realidade. Os equipamentos encontrados no lixo eram reutilizados e se faziam novos quando Zagati projetava filmes infantis para a criançada da comunidade.

Doze anos depois do início do Mini Cine Tupy, a tecnologia avançou e os filmes em rolo deram espaço aos DVDs. Parte dos equipamentos é proveniente de doações e a garagem do “sonhador” continua sendo o cinema de muitas pessoas, que talvez nunca tivessem a oportunidade de ver um filme na telagigante.

 “Eu comprei um terreno, construí a minha casa com esse espaço porque dei prioridade ao cinema. Ela é bem simples, mas a procura é bem grande das pessoas de periferia, crianças e idosos. Todos gostam de ver o cinema, que é de graça, com pipoca de graça. A maioria da população brasileira não tem acesso ao cinema, que é caro”.

Diante de um cenário em que o cinema ainda é algo desconhecido por muitas pessoas, foram desenvolvidos outros projetos que tem como objetivo proporcionar o contato de pessoas da periferia e de cidades afastadas com essa arte.

O projeto Cine Tela Brasil leva uma tenda aos bairros carentes do estado de São Paulo e assim, recebem mais de 200 pessoas por sessão. O Governo Federal também acaba de lançar o Programa Cinema Perto de Você, que pretende construir 600 salas de cinema, principalmente nas cidades mais afastadas, nas regiões Norte e Nordeste.

Com informações da Revista Info.

Sair da versão mobile