Ícone do site

Cada usuário do Facebook emitiu 3,5 kg de CO2 em 2012

Usando suas atividades na rede, cada usuário poderia gerar energia necessária para produzir 36 taças de vinho.

Published 08/07/2013

O último relatório de sustentabilidade publicado pelo Facebook aponta que cada usuário da rede social foi responsável pela emissão de 3,5 kg de dióxido de carbono em 2012. O levantamento levou em conta a quantidade de energia necessária para abastecer os centros de dados da rede social, ainda dependentes de fontes de energia não renováveis.

O Facebook anunciou que as emissões de carbono por usuário aumentaram 18% entre 2011 e 2012. Assim, com seus compartilhamentos, curtidas e outras atividades no período analisado, cada perfil seria capaz de gerar energia necessária para preparar 12 copos de café com leite, ou, ainda, produzir 36 taças de vinho. A comparação foi feita pelo Business Green, site que analisa tendências e negócios sustentáveis.

A empresa alega que o aumento das emissões de carbono está diretamente relacionado à popularização da rede social. Atualmente, a plataforma conta com mais de 1,1 bilhão de usuários, e boa parte das atividades da empresa é alimentada por energia não renovável: no ano passado, o uso das usinas de carvão pelo Facebook subiu de 27% para 34%.

A dependência de combustíveis fósseis é alvo de críticas de ambientalistas do mundo todo. Porém, o Facebook tem um nomeado programa para reduzir o uso de energia não renovável. No relatório, a empresa afirma ter usado energia nuclear e gás natural.

Na conclusão do levantamento, o gigante das redes sociais se comprometeu a apostar em recursos mais eficientes para diminuir sua pegada de carbono – assim, cada usuário terá emissões menores. A empresa também acredita que não existam soluções viáveis para reduzir as emissões de carbono num curto período de tempo.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile