Ícone do site

7 alimentos funcionais que não podem faltar na sua dieta

Alimentos funcionais são aqueles que possuem em sua composição elementos que fazem bem à saúde, além de nutrir.

Published 05/03/2021

Alimentos funcionais são aqueles que possuem em sua composição elementos que fazem bem à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que esses alimentos sejam consumidos de forma regular e incluídos em uma dieta balanceada, para que os benefícios sejam realmente sentidos.

O CicloVivo separou oito exemplos de alimentos funcionais e quais benefícios eles podem oferecer à sua saúde. Veja na lista abaixo:

Óleos de linhaça, colza, soja, nozes e amêndoas

Esses alimentos possuem ácido a-linolênico em sua composição. Eles estimulas o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória.

Foto: iStock by Getty Images

Tomate, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia

Todos esses alimentos vermelhos possuem licopeno, que atua como antioxidante, reduz os níveis de colesterol e o risco de câncer de próstata.

Foto: iStock by Getty Images

Couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, rabanete e mostarda

Os vegetais listados acima possuem indóis e isoticianatos, elementos indutores de enzimas que protegem o organismo contra alguns tipos de câncer, como o de mama, por exemplo.

Foto: iStock by Getty Images

Alho e cebola

Normalmente usados em temperos e saladas, o alho e a cebola possuem sulfetos alílicos, que reduzem o colesterol, a pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem os riscos de câncer gástrico.

Foto: iStock by Getty Images

Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra e cereja

Todos esses alimentos possuem flavonoides, que ajudam a reduzir as chances de câncer de colos, melhoram as funções intestinais, ajudam no controle da glicemia e também são grandes aliadas no tratamento da obesidade.

Foto: iStock by Getty Images

Chá verde, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa e vinho tinto

Essas folhas e frutas possuem catequinas, que reduzem a incidênia de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.

Foto: iStock by Getty Images

Linhaça e Noz Moscada

Esses dois alimentos possuem lignanas em sua composição. Este elemento ajuda a inibir tumores hormônio-dependentes.

Foto: iStock by Getty Images

Sair da versão mobile