Ícone do site

Príncipe William lança prêmio ambiental de £ 50 milhões

Até 2030 serão premiadas anualmente com £ 1 milhão as soluções para cada um 5 desafios que o prêmio criou

Published 09/10/2020
prêmio Earthshot Prize principe willian

Foto: Reprodução | Earthshot Prize

O príncipe William lançou no dia 8 de outubro o Earthshot Prize, prêmio ambiental que estabeleceu cinco desafios universais para recuperar o planeta e vai oferecer cinco premiações de um milhão de libras para as melhores soluções apresentadas a estes desafios, todos os anos, até 2030.

A missão é incentivar mudanças e contribuir para recuperar o nosso planeta nos próximos dez anos – uma década decisiva para a Terra.

Foto: Reprodução | Earthshot Prize

“Os próximos dez anos representam uma década crítica para a mudança. O tempo é essencial, e acreditamos que este ambicioso prêmio global ambicioso é o único caminho a ser considerado”, destaca o príncipe Willian.

O nome foi inspirado na expressão “Moonshot”, utilizada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para mobilizar milhões de pessoas em torno do objetivo de colocar o homem na lua – um projeto que impulsionou o desenvolvimento de novas tecnologias na década de 1960.

Aposta na capacidade humana

Além de identificar soluções cientificamente embasadas para os maiores problemas ambientais enfrentados pelo planeta, o Earthshot Prize visa transformar o pessimismo atual sobre questões ambientais em otimismo quanto à capacidade humana de superar os maiores desafios da atualidade.

Foto: Reprodução | Earthshot Prize

Foram estabelecidos “Earthshots”, objetivos simples mas ambiciosos para o planeta que, se alcançados até 2030, promoverão melhorias na vida de todos, nesta e nas próximas gerações.

Cada desafiose apoia em metas cientificamente embasadas, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e outras iniciativas internacionalmente reconhecidas para ajudar a recuperar nosso planeta. São eles:

Ao consolidar essas cinco questões urgentes, o prêmio reconhece a interconectividade entre os diversos desafios ambientais, e a necessidade urgente de solucioná-los simultaneamente. 

No site www.earthshotprize.org estão curta-metragens sobre cada um dos “Earthshots”.

Escolha dos vencedores

Serão contempladas pessoas físicas, equipes ou parcerias – entre cientistas, ativistas, economistas, projetos comunitários, líderes, governos, bancos, empresas, cidades e países – que proponham soluções viáveis e que possam contribuir de forma significativa para alcançar os Earthshots.

Entre 2021 e 2030, o príncipe William e o conselho do Earthshot Prize, com representantes dos seis continentes, selecionarão todos os anos cinco vencedores do prêmio, um para cada Earthshot.

Foto: Facebook | Earthshot Prize

O processo para selecionar o vencedor de cada Earthshot  terá 5 etapas e foi elaborado em parceria com o Centre for Public Impact e diversos especialistas internacionais. As indicações passarão por um processo de triagem e avaliação independente conduzido pela Deloitte. Um painel de especialistas reconhecidos prestará apoio ao processo de julgamento, apresentando pareceres ao conselho do Prêmio, que fará a seleção final dos vencedores.

Premiações

Foto: Reprodução | Earthshot Prize

Serão realizadas cerimônias de premiação em diferentes cidades do mundo. A primeira cerimônia de premiação acontecerá em Londres, no segundo semestre de 2021. 

Após a premiação, cada vencedor passará a contar com uma plataforma global e ampla visibilidade, divulgando suas conquistas ao longo da década com o objetivo de que suas soluções sejam adotadas e replicadas em massa e em grande escala.

O prêmio de £ 1 milhão em dinheiro será destinado ao apoio a projetos ambientais e de conservação acordados com os vencedores. Os indicados selecionados também contarão com apoio individualizado e terão a oportunidade de receber assistência na implementação da solução em escala, além de acesso a um ecossistema de pessoas e organizações com ideias semelhantes.

Década definitiva

O Earthshot Prize procurará, ao longo da próxima década, identificar e reconhecer as soluções mais inspiradoras para os maiores desafios do mundo.

Foto: Reprodução | Earthshot Prize

Além de reconhecer conquistas, o prêmio tem por objetivos: conectar o mundo ambiental a fontes de financiamento, empresas e empreendedores, potencializando o impacto e a escala das soluções; reconhecer as pessoas e os lugares que estão promovendo mudanças; e inspirar pessoas em todo o mundo a trabalharem juntos para recuperar o planeta.

Para mais informações, siga as redes sociais (Instagram, FacebookYoutube) ou acesso o site www.earthshotprize.org.

Sair da versão mobile