Ícone do site

Zona rural da capital paulista é berço da produção de alimentos pela agricultura familiar

Famílias fornecem alimentos para zona urbana, encurtando distância entre produção e consumo.

Published 31/12/2020
agricultura familiar

Por Prefeitura de São Paulo

A agricultura familiar é a atividade econômica de pelo menos 500 famílias que moram na cidade de São Paulo. Dentro do território rural de São Paulo, que equivale a um terço da área total do município, produtores promovem a cultura de diversos tipos de exemplares alimentícios distribuídos na zona urbana.

Projetos como o Ligue os Pontos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, acompanham a produção e protegem a cadeia e os cidadãos envolvidos. Com isso, a preservação ambiental das áreas rurais remanescentes é estimulada, os custos para escoamento da produção são menores e há a promoção de uma alimentação mais saudável para os paulistanos.

“É uma importância multifacetada manter essas famílias, dar condições para que elas vivam nesses territórios rurais, produzam os alimentos que a gente consome, que a gente tenha uma vida mais saudável”, afirma Lia Palm, analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura.

Além de Lia, o agricultor e presidente da Cooperapas (cooperativa de produção orgânica) Eduardo Farias compartilha sua experiência no campo em plena capital paulista. Confira no segundo episódio do podcast São Paulo Verde aqui.

Sair da versão mobile