Ícone do site

Programa está restaurando 520 hectares de Mata Atlântica em Piracicaba

Criando corredores ecológicos, iniciativa aumenta a segurança hídrica de SP

Published 24/08/2023
Programa Nascentes

Programa contribui para a preservação nas Unidades de Conservação do estado. Foto: Divulgação

Aliar a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade é a proposta do Programa Nascentes. Coordenado pelo governo de São Paulo, o programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.

Somente na região da Estação Ecológica Ibicatu, em Piracicaba, por exemplo, estão em implementação cinco projetos que, juntos, somam 520 hectares de Mata Atlântica a serem restaurados, mais de seis vezes a área da Unidade de Conservação (UC).

Os projetos foram elaborados pela ONG Iniciativa Verde, aprovados pela comissão do Programa Nascentes e disponibilizados na “Prateleira de Projetos”. Do total de 520 hectares, já foram recuperados 208 hectares, resultantes de 70 compromissos ambientais firmados por diferentes pessoas físicas e jurídicas, todos cadastrados no Sistema Informatizado de Apoio à Restauração Ecológica (SARE), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Estação Ecológica Ibicatu, em Piracicaba. Foto: Divulgação

A iniciativa promove a restauração ecológica em áreas prioritárias, aumenta a segurança hídrica e a biodiversidade da mata ciliar das nascentes, córregos e rios com o engajamento de proprietários rurais. Além disso, o trabalho contribui para o aumento da cobertura florestal e da conectividade entre os fragmentos florestais remanescentes.

Para a secretária Natália Resende, a iniciativa permite que empreendedores públicos e privados contem com a possibilidade de contratar projetos prontos para cumprir seus compromissos ambientais, dando celeridade à recuperação.

“Essa ação é muito importante não só pela questão do financiamento, mas pelo aumento do escopo na integração de diversos atores. Queremos, cada vez mais, engajar projetos em prol da restauração ecológica, a fim de devolver ao território os serviços ecossistêmicos vitais para a produção rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida”, pontua Natália.

Prateleira de Projetos

A “Prateleira de Projetos” abrange, atualmente, 75 municípios, tendo sido desenvolvida como uma forma mais simples de executar um projeto de restauração ecológica. Aqueles disponíveis e aprovados pela Comissão Executiva do Programa Nascentes, possuem local e estratégia de restauração definidos e contam com anuência do proprietário para sua realização.

Há projetos em propriedades particulares e também em Áreas de Preservação. Os interessados em contratar algum deles devem entrar em contato diretamente com o proponente da iniciativa, e informar-se a respeito de despesas, garantias e prazos. Ao contratar um projeto, os financiadores podem, ainda, obter o Certificado e o Selo de Parceiro do Programa Nascentes, o que permite associar suas marcas a esta iniciativa.

Programa Nascentes

Nos primeiros seis meses de 2023, cerca de 1.211 hectares foram plantados, o correspondente a aproximadamente 2 milhões de mudas. Criado em 2015, o programa contabiliza mais de 30 mil hectares em restauração, com mais de 51 milhões de mudas plantadas no Estado de São Paulo.

O Nascentes otimiza e direciona investimentos públicos e privados, a fim de cumprir obrigações legais, compensação de emissões de carbono, redução da pegada hídrica (indicador do volume de água consumido nos processos de produção) e, em alguns casos, a implantação de projetos de restauração voluntários. Saiba mais aqui.

Sair da versão mobile