Ícone do site

MASP reduz 41% consumo de água com troca de equipamentos hidráulicos

Se a média se manter, o museu terá economizado 8.424 m³, o equivalente a 3,3 piscinas olímpicas.

Published 20/03/2015

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) passou uma reformulação que trouxe benefícios econômicos e ambientais. Trata-se da instalação de tecnologias economizadoras que, em apenas um mês, gerou uma redução de 41,3% no consumo de água.

Os produtos fazem parte do Deca|ProÁgua, um programa da companhia Deca que atua por meio da mudança dos hábitos dos usuários e de uma série de ações planejadas, com a priorização da aplicação de produtos e dispositivos economizadores, que garantem a redução do desperdício de água nas mais variadas tipologias de edificações.

Por meio desse projeto, o museu, que recebe cerca de duas mil pessoas por dia, utilizava em média 1.700 m³ de água ao mês, passando para 998m³. Se a média se mantiver, no período de um ano, o MASP terá economizado 8.424 m³, o equivalente a 3,3 piscinas olímpicas.

Para tanto, o MASP passou por um completo estudo que levou a ações concretas, como a instalação de medidores de consumo em banheiros, espelhos de água, sistema de ar condicionado e restaurante. Depois, foi a vez da tecnologia economizadora entrar em campo, com destaque para a troca de mecanismos das válvulas de descarga e de bacias sanitárias, além da instalação de torneiras de fechamento automático.

Em tempos de chuva escassa e com o nível dos reservatórios em baixa, a necessidade de economizar água e preservar o meio ambiente se tornaram pautas constantes. Segundo levantamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a redução no consumo de água na cidade de São Paulo neste primeiro semestre foi de 16,23% em média.

“Mais do que implementar o Deca|ProÁgua, a marca tem por objetivo conscientizar a população de que práticas simples e utilização de soluções e produtos eficientes são fundamentais para o uso consciente e consequentemente a redução no consumo deste bem natural, que está cada vez mais escasso em São Paulo”, explica Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, coordenador da área de Engenharia de Aplicação da Deca.

Sair da versão mobile