Ícone do site

Mapa colaborativo denuncia crimes ambientais em Itanhaém (SP)

Agora os moradores podem ajudar a preservar a região em que vivem.

Published 09/09/2014

Com o objetivo de reduzir as agressões às praias do litoral paulista, surgiu em 1999 a ONG Ecosurf em Itanhaém, litoral de São Paulo. Nesse sentido, a organização agora lança uma ferramenta em que os moradores podem ajudar a preservar a região em que vivem.

Batizado de Mapa dos Conflitos Socioambientais, trata-se de um projeto piloto, que busca investigar às atividades degradantes e exploratórias ao meio ambiente por meio de imagens geolocalizadas.

O principal objetivo do projeto é mapear os danos ao meio ambiente em todo território do município da Baixada Santista, a partir da identificação de locais que recebem agressões, tanto na orla das praias, margem dos rios, quanto em áreas remanescentes da Mata Atlântica.

O grupo espera que o mapeamento funcione como um instrumento de defesa dos direitos constitucionais, denúncia e também de elaboração e execução de políticas públicas voltadas à conservação ambiental.

Pessoas interessadas em participar, devem enviar suas fotos para a Ecosurf, com uma breve descrição, contendo: local em que a foto foi tirada, data, horário e um relato resumido do dano ou agressão ambiental constatada. Todas as pessoas que enviarem suas as imagens terão o sigilo absoluto do seu endereço de e-mail. Mande suas fotos para: ecosurfi@ecosurfi.org e no campo “assunto” escreva: Mapa Ecosurf.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile