Ícone do site

Instituto Terra recupera área de Mata Atlântica destruída por incêndio florestal

A Reserva Ecológica de Itapina, em Colatina-ES, sofreu um grande incêndio em agosto de 2013. Agora, 38 hectares devem ser reflorestados.

Published 25/09/2014

A Reserva Ecológica de Itapina, em Colatina-ES, sofreu um grande incêndio em agosto de 2013, quando perdeu 36,19% da cobertura vegetal que estava sendo recuperada pelo Instituto Terra desde 2009. Agora, o trabalho está sendo retomado e 38 hectares devem ser reflorestados.

O trabalho de refazer os plantios da área perdida com o incêndio está sendo possível a partir de novo apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, que destinou recursos da ordem de R$ 713.221,00. Parte desse montante também vai permitir ao Instituto Terra promover o enriquecimento dos demais 67 hectares já reflorestados na reserva, que tem área total de 105 hectares, e assim ajudar a promover o aumento da diversidade de espécies nativas.

De acordo com o analista Ambiental do Instituto Terra, Jaeder Lopes Vieira, a recomposição florestal da Reserva de Itapina apresentou grau de complexidade extrema, devido ao avançado estágio de degradação em que se encontrava, fruto de uma exploração predatória, que causou a perda de nutrientes, da cobertura vegetal existente e marcadamente de solo.

“Além disso, existem as características próprias das áreas de Mata Atlântica, que após um incêndio, tornam ainda mais necessária a intervenção humana para reconstituir a cobertura vegetal”, explicou Vieira. O trabalho de campo de preparar o terreno para receber os novos plantios já foi iniciado. As novas mudas devem ser implantadas no último trimestre deste ano de 2014, logo após as primeiras chuvas.

Sair da versão mobile