Ícone do site

Infográfico revela os países com maior área de florestas

Brasil ocupa segundo lugar no ranking, divulgado no Dia de Proteção das Florestas.

Published 17/07/2013

No Dia de Proteção das Florestas, celebrado em 17 de julho, o CicloVivo divulga um infográfico produzido pelo site Eu Amo Ajudar que estabelece um ranking dos 10 países que têm as maiores coberturas florestais no mundo. Em primeiro lugar, está a Rússia – que concentra 22% do total de áreas verdes do planeta. O Brasil vem logo em seguida, com mais de 60% do território nacional coberto por florestas – entre elas, ganha destaque a Amazônia, o maior ecossistema tropical do mundo, que tem uma área aproximada de três milhões de quilômetros quadrados.

O estudo também concluiu que a devastação é mais intensa nos países da Europa, que perderam mais de 99% de suas áreas verdes originais. Aqui no Brasil, o maior inimigo da preservação das matas é a atividade agropecuária, principal responsável pelo desmatamento observado nos últimos anos. No entanto, como a atividade econômica depende das áreas verdes, é necessária a ampliação de políticas sustentáveis mais eficientes.

O desmatamento é uma preocupação constante já que as florestas cobrem apenas 30% do nosso planeta e são responsáveis por fornecer alimentos para 1,6 bilhões de pessoas. Além disso, elas fazem a manutenção do clima e têm importância econômica.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile