Ícone do site

Estudo mostra que poluição pode causar queda de cabelo

A revista médica Journal of Investigative Dermatology publicou um estudo que mostra como a poluição é capaz de agravar os quadros de calvície. Segundo os pesquisadores, os radicais livres, produzidos pela poluição, podem resultar na queda de cabelo.

Published 26/07/2011

A revista médica Journal of Investigative Dermatology publicou um estudo que mostra como a poluição é capaz de agravar os quadros de calvície. Segundo os pesquisadores, e conforme publicado no artigo do especialista em medicina capilar Dr. Ademir Júnior, os radicais livres, produzidos pela poluição, podem resultar na queda de cabelo.

Os altos níveis de poluentes no ar também têm influência direta em outros problemas dermatológicos, como: acnes, alergias, desidratação cutânea, por exemplo, agravada pelo excesso de radicais livres na pele.

As informações servem como alerta, principalmente aos moradores de grandes cidades, que estão constantemente expostos à poluição, estresse e um estilo de vida mais sedentário. Por isso, é preciso atentar à limpeza dos poros, mesmo quando as temperaturas são baixas. Além disso, fazer atividades físicas constantemente e ter uma alimentação balanceada ajudam a prevenir os efeitos dos radicais livres no organismo.

“Numa época de maior poluição os espaços entre as lavagens [do cabelo] têm que ficar menor. Por mais frio que esteja o tempo, tente manter o couro cabeludo higienizado”, explicou o médico, em declaração ao G1.

Para os cuidados com a pele, os dermatologistas indicam que a melhor opção será a lavagem constante com água e sabão. A água quente deve ser evitada tanto na limpeza da pele, quanto do couro cabeludo. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile