Ícone do site

Escola da Terra está disponível online e gratuitamente

O conteúdo inclui vídeos, textos e atividades.

Published 13/05/2020

Imagem: Joshua M. Sneideman

Em resposta à crise do COVID-19, foi lançada uma coalizão para viabilizar a Escola da Terra (Earth School, em inglês). A plataforma fornece conteúdo educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento em todo o mundo. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo TED-Ed, a Escola da Terra leva alunos e alunas a uma aventura de 30 dias pelo mundo natural.

O conteúdo disponibilizado inclui vídeos, textos e atividades para ajudar jovens e crianças a entenderem o meio ambiente e considerarem seu papel na natureza. Os materiais serão oferecidos em 10 idiomas, incluindo português. Essa é a maior iniciativa de aprendizagem on-line feita pelo PNUMA e está disponível gratuitamente no site do TED-Ed.

Estudantes sem aulas

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mais de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados pelo fechamento das escolas por conta do COVID-19. A pandemia provocou uma crise na saúde, economia e educação. Neste período de restrições físicas e sociais, há uma necessidade global de educação científica.

É por isso que o PNUMA e o TED-Ed – em parceria com 30 colaboradores, como a National Geographic, a WWF e a UNESCO – se uniram para lançar, em pouco mais de duas semanas, a Escola da Terra. Construída para crianças e jovens de 5 a 18 anos, contempla 30 dias letivos que se estendem do Dia da Terra até o Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado em 5 de junho, sob o mote Hora da Natureza.

Com videoaulas gratuitas sobre diversos temas, como animais, mudanças climáticas e fazendas subaquáticas, o TED-Ed é o braço educacional do TED, contando com uma biblioteca com milhares de aulas interativas que abrangem todas as idades e assuntos – construída por uma rede de 500.000 educadores de todo o mundo.

Rico material

Cada aventura ambiental foi selecionada por um grupo de especialistas para atender a diferentes faixas etárias, consistindo em um experimento prático e uma descoberta da natureza. Além do conteúdo do próprio TED-Ed, a Escola da Terra contará com vídeos de organizações midiáticas, como a National Geographic, a PBS LearningMedia e a BBC, com o objetivo de aproximar crianças e jovens do cuidado com o nosso planeta.

“Atualmente, bilhões de crianças estão fora das escolas por conta do COVID-19. Mas a educação não pode parar. A pandemia revelou quão profundamente interconectada está toda a vida no planeta”, disse a Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen.

“A Escola da Terra é uma colaboração entre vários educadores talentosos e parceiros incríveis, e é por isso que estamos orgulhosos e emocionados ao ver a iniciativa alimentando a curiosidade global de estudantes que estão em casa, que serão responsáveis pela gestão do nosso planeta no futuro”, disse o diretor fundador do TED-Ed, a iniciativa de educação e juventude do TED, Logan Smalley.

Apoiando o ODS 4.7 e a Década de Ação, a iniciativa ainda contribui com a Coalizão Global de Educação lançada pela UNESCO. Como parte dessa coalizão, o PNUMA explorará como esse conteúdo pode ser adaptado e compartilhado com crianças que não possuem acesso à Internet.

As informações são do Pnuma.

Sair da versão mobile