Ícone do site

Dia Nacional do Cerrado tem exposição virtual e rodas de conversa

Published 11/09/2020
Elos do Cerrado

O Cerrado brasileiro é a savana mais biodiversa do mundo. Foto: Pixabay

O projeto Elos do Cerrado comemora o Dia do Cerrado e convida o público a pensar maneiras de proteger a savana brasileira. Uma exposição virtual, com painéis e fotografias, estará disponível até o dia 30 de dezembro e 16 rodas de conversa com especialistas debatem caminhos para se preservar o bioma.

Yuri Salmona, diretor executivo do Instituto Cerrados, destaca a relevância do projeto, que coloca o Cerrado com o destaque e a atenção que ele merece. “Será uma grande oportunidade de debater os elos que envolvem a conservação do nosso bioma. Não é possível trazer toda complexidade do Cerrado para um evento, mas foi com a visão de que era importante apresentar os mais diferentes aspectos que elaboramos esse encontro”, destaca.

Yuri também comenta os desafios de produzir o evento em tempos de isolamento social. “Não seria verdade dizer que é simples produzir um evento como esse, ainda mais em meio à pandemia. Mas o fato de o encontro ser on-line tem alguns pontos positivos e o principal deles é o alcance. O conteúdo da exposição é trilíngue: português, inglês e francês, permitindo que grande parte do mundo possa interagir com a mostra. Esperamos ampliar as vozes que falam em prol do Cerrado”, completa.

Exposição

A exposição Elos do Cerrado permite que os visitantes vejam as belezas e os desafios para conservação da savana mais biodiversa do mundo. O passeio leva o público a três ambientes distintos:

A mostra no site do Instituto Cerrados, até o dia 30 de dezembro.

Rodas de Conversa

A segunda parte do evento é formada por uma série de Rodas de Conversas, no site e no canal do Instituto Cerrados no Youtube. Em encontros realizados entre os dias 1 e 11 de setembro, 90 especialistas expõem diferentes pontos de vista sobre o que fazer para que a metade restante do bioma não seja consumida e para apontar rumos para uma relação mais harmônica com o Cerrado.

Hoje, dia 11 de setembro, Dia do Cerrado, as rodas de conversa são:

15h: Solidariedade em tempos de Covid-19 e o Cerrado que alimenta com Chyslia Fernanda (IBC), Damião Moreira dos Santos (Associação Quilombo Kalunga), Ana Paula Boquadi (Buriti Zen Restaurante), Tainá Zaneti (Pitadas de Cerrado), Luciana Pinto (Chapada Solidária), Valéria Santos (CPT e Campanha Nacional em Defesa do Cerrado) e a mediadora Silvana Bastos (ISPN).

19h: Alternativas e soluções para o Cerrado com Isabel Figueiredo (ISPN), Alexandre Bonesso Sampaio (ICMBio), Luis Carrazza (Central do Cerrado), André Guimarães (IPAM), Yuri Salmona (IC), Altair Sales Barbosa (Instituto Altair Sales), Carolina Siqueira (WWF-Brasil) e a mediadora Camilla Thomaz (Instituto Cerrados).

Confira a programação completa das Rodas de Conversa:

Dia 1º de setembro:

Dia 2 de setembro:

Dia 3 de setembro:

Dia 4 de setembro:

Dia 8 de setembro:

Dia 9 de setembro:

Dia 10 de setembro:

Sair da versão mobile