Ícone do site

Desmatamento da Amazônia Legal cresce 169% em janeiro

O estado com os piores índices foi o Mato Grosso, que concentrou 70% das perdas.

Published 27/02/2015

 O desmatamento da Amazônia Legal voltou a crescer. Segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, em janeiro de 2015 a área desmatada foi 169% superior aos registros feitos em janeiro de 2014. O estado com os piores índices foi o Mato Grosso, que concentrou 70% das perdas.

O monitoramento é feito mensalmente pelo instituto através de imagens de satélite. A análise feita no último mês considerou apenas 50% do território da Amazônia Legal, devido à presença das nuvens. Mesmo assim, o sistema detectou uma perda de 288 quilômetros quadrados.

As áreas privadas ou de posse foram as principais responsáveis pelo desmatamento, ocasionando a perda de 231 quilômetros quadrados. A segunda principal causa foram os assentamentos de reforma agrária, responsáveis por 12% da perda.

Entre as cidades que lideram o ranking, o destaque está na segunda colocação, ocupada pelo município de Altamira, onde está sendo construída a Usina de Belo Monte.


Imagem: Divulgação 

O Imazon também disponibilizou um comparativo entre os resultados coletados durante o segundo semestre de 2013, que vai de agosto a janeiro de 2014, e o último semestre. Na comparação a situação é ainda pior. A soma do desmatamento nos últimos meses é 213% maior do que do período equivalente no ano anterior, quando foram registrados 531 quilômetros quadrados de perda.

Clique aqui para acessar todos os dados do estudo.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile