Ícone do site

Alertas de desmatamento na Amazônia e Cerrado batem recorde em março

Foram 36 mil hectares desmatados só na Amazônia, segundo dados do Inpe.

Published 12/04/2021
proteção ambiental lei

Foto: Bruno Kelly | Amazônia Real

Em março de 2021, foram desmatados 367,6km² da Amazônia e 529,3km² do Cerrado. Os dados são do sistema de monitoramento DETER, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), e apontam recorde histórico para o mês de março.

Mesmo com alta cobertura de nuvens, o sistema de alerta conseguiu detectar que ao menos 36 mil hectares de floresta da Amazônia foram perdidos. O aumento é de 12,5% em relação a março de 2020. O desmatamento ocorreu, principalmente, nos estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas.

No Cerrado a situação é ainda pior: o aumento é maior que o dobro em comparação ao mesmo mês no ano passado, representando uma subida de 146%. Os três estados que mais desmataram neste bioma foram Bahia, Tocantins e Minas Gerais.

“O que já é ruim pode piorar, com Ricardo Salles trabalhando contra o meio ambiente e o Congresso Nacional trabalhando para legalizar grilagem, flexibilizar o licenciamento ambiental e abrir terras indígenas para mineração, o desmatamento tende a continuar em alta”, comenta Cristiane Mazzetti, Gestora Ambiental do Greenpeace.

Os alertas do Deter são uma prévia dos dados que serão confirmados até o final do ano por outro sistema do Inpe, o Prodes – este sim crava o dado oficial de desmatamento e segue o calendário de agosto de um ano a julho do ano seguinte. O Deter, sigla para Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, auxilia órgãos de fiscalização ambiental e, geralmente, apontam números menores do que serão revelados pelo Prodes. 

Foto: Greenpeace
Sair da versão mobile