Ícone do site

2021 registra o pior outubro da série histórica de desmatamento

Área desmatada na Amazônia foi de 877 km² – recorde para o mês de outubro.

Published 16/11/2021
Amazônia Outubro

Ao mesmo tempo em que o Brasil tentava limpar sua imagem durante a COP26, assinando declarações e assumindo compromissos, a realidade se impôs, mais uma vez, na última sexta-feira (12). Dados do sistema DETER-B, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam para uma área desmatada na Amazônia de 877 km². Os dados contemplam todo o mês de outubro e comprovam um recorde para o mês na série histórica do Deter – B que iniciou em 2016.

“Enquanto o governo federal tenta vender o Brasil como potência verde na COP 26, a verdade é que o desmatamento em outubro bateu mais um recorde e vem sendo impulsionado pela política antiambiental do presidente, do ministério do meio ambiente com apoio de parte do congresso nacional. Assinar ou endossar os diferentes planos e acordos não muda a realidade do chão da floresta, o desmatamento e queimadas continuam fora de controle e a violência contra os povos indígenas e população tradicional só aumenta”, declara Rômulo Batista, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace.

Os alertas de desmatamento em outubro se concentraram nos estados do Pará 501 km² (57% do total), Amazonas 116 km² (13% do total) e Mato Grosso 105 km² (12% do total). Estimativas do Observatório do Clima apontam que a maior parte (46%) dos gases estufa emitidos pelo Brasil são provenientes do desmatamento. Os dados de 2020 mostram que o Brasil continua, desde 2010, a ampliar suas emissões. No ano passado, em plena pandemia, o aumento das emissões de gases de efeito estufa no Brasil foi de 9,5%; no restante do mundo, houve redução de cerca de 7%.

Foto: Victor Moryiama | Amazônia em Chamas

“Enquanto o ministro do meio ambiente passeava na COP 26, exaltando que o futuro verde já começou no Brasil, tecendo elogio ao agronegócio brasileiro, o desmatamento continuava sem parar na Amazônia e em nenhum momento dessa COP o governo apresentou a verdade que é justamente essa agropecuária ‘verde’ a responsável direta por 73% das emissões de gases do efeito estufa no país e principal motor do desmatamento na Amazônia e outros biomas no Brasil”, conclui Rômulo.

Sair da versão mobile