- Publicidade -

Startup cria sistema que transforma colinas em grandes baterias

Colinas do Reino Unido podem ser usadas para gerar e armazenar energia hidrelétrica de forma sustentável

Startup quer transformar colinas do Reino Unido em grandes baterias
Gráfico: RheEnergise
- Publicidade -

Segundo a Bloomberg New Energy Finance, o mercado global de armazenamento de energia precisa crescer 100 vezes o seu tamanho atual. Isso porque para apoiar o crescente sistema de geração de energia renovável, será necessário muito mais armazenamento de energia.

Uma equipe de engenheiros britânicos da startup RheEnergise chegou a uma solução de armazenamento de energia de baixo custo, eficiente em termos de energia e com baixo impacto ambiental. Chamada High-Density Hydro, ela utiliza a gravidade das colinas e encostas para gerar energia. 

O sistema utiliza uma das formas mais antigas de armazenamento de energia, como em uma usina hidrelétrica que bombeia água colina acima quando a energia é barata e a libera quando necessário para girar turbinas e gerar mais eletricidade. A diferença é que em vez de usar água, a RheEnergise criou um fluido 2,5 vezes mais denso do que a água. Desta forma, ele pode fornecer proporcionalmente 2,5 vezes mais energia, sendo muito mais eficiente quando comparado a um sistema convencional de energia hidrelétrica de baixa densidade, como os que já operam em diversas partes da Europa.

- Publicidade -

O líquido chamado High-Density Fluid R-19 (patenteado pela empresa) é bombeado através de tubos subterrâneos morro acima e, quando é necessário gerar energia, ele é liberado novamente por tubos subterrâneos em declive, produzindo energia por meio de turbinas hidráulicas. O líquido segue para tanques de armazenamento enterrados no subsolo, criando um ciclo fechado e contínuo.

Gráfico: RheEnergise

Uma grande vantagem da tecnologia é que ela pode operar em pequenas colinas, sem a necessidade de montanhas íngremes, já que requer menor inclinação para funcionar de forma sustentável e rentável.

Segundo uma análise da empresa, existem cerca de 9,5 mil colinas somente no Reino Unido onde poderiam ser feitas instalações. Já na Europa, a estimativa é que existam 80 mil locais que poderiam receber a estrutura, e mais de 160 mil na África.

Os idealizadores garantem que o sistema HD Hydro será mais rápido de construir e mais fácil de manter e, portanto, terá menor custo. “O armazenamento de energia, como nosso sistema HD Hydro, permitirá o aumento da implantação de geração eólica e solar para alcançar a transição de energia; as renováveis, por serem intermitentes, requerem soluções de armazenamento flexíveis, eficientes e de baixo custo”, disse Stephen Crosher, CEO da empresa.

A RheEnergise pretende ter seu primeiro sistema comercial operando em 2024 e mais de 100 sistemas na próxima década.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok