Energia solar por assinatura pode gerar economia de 21% em MG

Sistema permite usar energia solar mesmo sem painéis instalados em casa.
Por
26 de janeiro de 2021

Mais uma companhia está lançando, em Minas Gerais, o serviço que permite obter energia solar mesmo sem painéis instalados em casa. Desta vez, é a empresa nacional Gera Soluções, que atua com comercialização e geração de energia renovável. 

Como um plano de assinatura, o cliente paga um valor mensal para “alugar” um lote da fazenda solar e receber os créditos da energia produzida ali para abatê-los na conta de luz. No caso da Gera Soluções, a energia virá de duas usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas no território mineiro – de 2,5 megawatts (MW) cada – e devem ser inauguradas entre março e abril deste ano.

Além da redução nas tarifas da conta de luz, que em 2021 deve ficar ainda mais cara, a vantagem é também não precisar fazer o investimento inicial de equipamentos e instalação de um sistema próprio de geração de energia. 

A empresa afirma que este será o projeto com o maior desconto em tarifas de energia no modelo de assinaturas do Brasil. A economia estimada é de até 21% aos consumidores.

O serviço será voltado aos que tenham gasto médio com eletricidade igual ou superior a R$ 500 por mês. Ou seja, apesar de atender residências, será mais compensatório a comércios, indústrias e propriedades rurais. 

“Temos o objetivo de atender cerca de 400 clientes no primeiro trimestre deste ano oferecendo planos com alta economia para quem não possui espaço ou não pode instalar painel solar no telhado e que deseje economia imediata na conta sem investimento. E, a partir do primeiro trimestre, devemos expandir para atender mais clientes e em outros estados”, afirma Ramon Oliveira, diretor do Grupo Gera.

Os assinantes poderão acompanhar, em tempo real, o consumo e a economia gerada via aplicativo. Além disso, é disponibilizado um consultor especializado para tirar dúvidas e atender as demandas durante a vigência do contrato.

Minas solar

Com alto índice de insolação, somados aos investimentos privados e públicos, Minas Gerais é destaque em energia solar. As pequenas gerações energéticas, para consumo próprio, garantem a posição de liderança no ranking de geração solar distribuída do Brasil. 

Em dezembro, o estado superou a marca de 800 megawatts (MW) instalados em telhados, fachadas, terrenos residenciais, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.