Ícone do site

Dinamarca está construindo o 1º centro de energia eólica em ilha artificial

Sistema flutuante será capaz de fornecer energia para 10 milhões de residências.

Published 09/02/2021
Dinamarca offshore

A Dinamarca vai construir um centro de energia no Mar do Norte. O sistema será fixado em uma ilha construída artificialmente a 80 quilômetros da costa da península Jutlândia. O objetivo é aumentar a produção de energia renovável necessária para a Europa cumprir seus objetivos de neutralidade de emissões poluentes. 

De acordo com o Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos do país, o centro energético vai produzir uma quantidade nunca vista de eletricidade “limpa” e é um dos principais projetos do governo para a transição verde na Europa. Totalmente implementado, será capaz de cobrir o consumo de 10 milhões de lares europeus.

“Esta decisão marca o início de uma nova era de produção de energia na Dinamarca e no mundo e vincula metas climáticas muito ambiciosas com crescimento e empregos ‘verdes’. O centro de energia será um grande contributo para a concretização do enorme potencial da energia eólica offshore europeia e estou entusiasmado com a nossa futura colaboração com outros países europeus”, afirma o Ministro dinamarquês do Clima, Dan Jørgensen.

O sistema funcionará como uma usina offshore, reunindo e distribuindo eletricidade de centenas de turbinas eólicas ao redor da ilha diretamente para consumidores em países ao redor do Mar do Norte. A ilha deverá ter uma área total de pelo menos 120 mil metros quadrados e já na sua primeira fase será capaz de fornecer energia verde a três milhões de lares europeus. O projeto será viabilizado por uma parceria público-privada.

A ambição de longo prazo é ser capaz de armazenar eletricidade na ilha, convertê-la em combustível verde líquido e enviá-la por cabos submarinos para a Dinamarca e países vizinhos.

A Dinamarca definiu a data limite de 2050 para a extração de petróleo e gás no Mar do Norte e cancelou todas as rodadas de licenciamento futuras. 

Sair da versão mobile