- Publicidade -

Enel instala 13 árvores solares em parques de SP

Equipamentos capturam a energia solar e convertem em energia elétrica.

árvore solar
- Publicidade -

A concessionária de energia elétrica Enel está instalando 13 árvores solares em parques estaduais públicos de São Paulo. Ao todo, a empresa está investindo mais de R$ 560 mil no projeto.

Os equipamentos possuem um design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura. Os equipamentos contam com capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia, e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam os parques. Devido ao seu formato, com cinco folhas e iluminação decorativa em LED, também compõem de forma harmoniosa a paisagem dos locais onde estão sendo instaladas.

- Publicidade -

“O projeto das árvores solares faz parte de uma iniciativa em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e irá beneficiar todos os frequentadores dos parques. Deste modo, a Enel Distribuição São Paulo contribui para a promoção da eficiência energética e o uso racional dos recursos energéticos”, afirma a gerente de Sustentabilidade da concessionária, Solange Mello.

O projeto das árvores solares está alinhado aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e também com o ODS 9 – Inovação de Infraestrutura.

A instalação das árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Onde encontrar as árvores solares

Cinco delas já foram instaladas, quatro no Parque Villa-Lobos, Zona Oeste da capital e uma no Parque Cândido Portinari, no Alto de Pinheiros. Os seguintes parques que terão árvores solares instaladas são: Parque Belém (Zona Leste), Parque Juventude, no bairro de Santana, Água Branca (Zona Oeste), Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba), Parque Jequitibá (Cotia) e Parque Ecológico do Embu-Guaçu Professor Aziz Ab’Saber (Embu-Guaçu).

Árvore solar na UFABC

Além dos parques, a Enel instalou duas árvores solares no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo. As estruturas irão beneficiar estudantes, professores e colaboradores da instituição.

- Publicidade -
Sair da versão mobile