- Publicidade -
Início Planeta Desenvolvimento

Projeto utiliza refrigerantes na produção de tijolos

Fábrica da Solar Coca-Cola promove reuso de bebidas fora dos padrões e economizou mais de 1 milhão de litros de água

tijolo coca-cola
Foto: Divulgação | Solar Coca-Cola
- Publicidade -

Um projeto desenvolvido pela Solar Coca-Cola, maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil, está dando um destino mais sustentável aos produtos fora dos padrões estabelecidos ou do prazo de validade: a fabricação de tijolos.

Desde 2020, a fábrica de Simões Filho, na Bahia, tem uma com as empresas Ouro Verde Soluções Ambientais e Cerâmica Perez e promove o reuso das bebidas fora de conformidade na produção de tijolos.

Foto: Divulgação | Solar Coca-Cola

“A destinação correta dos resíduos líquidos sempre foi um grande desafio para o nosso negócio. Resolvemos apostar em estudos e análises técnicas que pudessem nos ajudar a encontrar uma destinação alternativa e ecológica para esse tipo de resíduo”, explica o diretor Industrial da Solar Coca-Cola, Gileno Correia.

- Publicidade -

“A composição das nossas bebidas conta com um percentual de 90% de água, o que viabiliza a incorporação na fabricação de blocos de tijolos.”

Gileno Correia, diretor Industrial da Solar Coca-Cola
Foto: Divulgação | Solar Coca-Cola

Desde o começo do projeto, em janeiro de 2020, a fábrica já deixou de gerar mais de 1,4 milhão de litros de efluentes, gerando uma redução de 50% no tratamento externo de resíduos líquidos.

A iniciativa também possibilitou a economia de mais de 1 milhão de litros de água de poço na produção de tijolos. “Já existiam alguns estudos sobre a utilização de outros tipos de materiais na produção de tijolos sem o comprometimento da qualidade do produto. A partir disso, vimos a oportunidade de agregarmos o uso de refrigerantes na etapa de umidificação da argila e, consequentemente, economizar o uso de recursos naturais no processo e o lançamento de efluentes no meio ambiente”, conta Correia.

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok