Publicidade

Programa vai reciclar embalagens de salgadinhos e chocolates

Consumidores podem separar e destinar gratuitamente embalagens coloridas por fora e metalizadas por dentro
Por
8 de abril de 2021

Você já pensou sobre como descartar corretamente embalagens de chocolate ou de salgadinho? Esses e tantos outros produtos como biscoitos, barrinhas de cereais, sopas instântaneas, batata palha e misturas para bolo são embalados em um tipo de plástico metalizado chamado BOPP (Polipropileno Biorientado).

O BOPP pode ser identificado nas diversas embalagens flexíveis que são coloridas por fora e metalizadas, opacas ou foscas por dentro. Por serem muito leves e pequenas, acabavam não sendo recicladas, mesmo que o consumidor fizesse o descarte observando o tipo de material na lixeira de coleta seletiva.

Embalagens BOPP são muito usadas para chocolates e salgadinhos. Foto: Su Yin Khoo

E foi pensando nessa problemática que a Nestlé se uniu à TerraCycle para implementar um programa de logística reversa para essas embalagens pós-consumo.

A iniciativa torna o material nacionalmente reciclável e mobiliza toda a cadeia para participar ativamente da solução. A partir de agora qualquer consumidor, condomínio, empresa e cooperativa poderá encaminhar as embalagens gratuitamente pelos Correios.

Como funciona?

A cada quilo enviado, os participantes receberão um crédito de R$ 3,00 que poderá ser doado para uma escola pública ou para uma instituição sem fins lucrativos de sua escolha. As cooperativas são os maiores beneficiados, uma vez que poderão se autoindicar para receber os pagamentos.

Os itens recebidos pela TerraCycle serão transformados em novos produtos como vasos de planta, caixas de fruta, cones de trânsito e até mesmo playgrounds. Imagem: Reprodução | TerraCycle

Além de oferecer uma solução para embalagem de produtos que estão presentes em praticamente todos os lares brasileiros, a iniciativa propicia uma renda adicional para cooperativas de reciclagem em todo país, uma vez que esses resíduos costumam ser recebidos em grandes quantidades, mas até então não eram comercializados por não terem valor de mercado.

Para garantir a participação no programa, basta se cadastrar em: www.terracycle.com.br/nestlerecicla, imprimir a etiqueta pré-paga de postagem e levar a caixa com os resíduos à agência dos Correios mais próxima – a participação é totalmente gratuita.

COMPARTILHE
Publicidade