Ícone do site

França aprova lei que obriga prédios comerciais a terem telhado verde ou placa solar

A legislação foi aprovada pelo Parlamento Francês na última semana.

Published 26/03/2015

Todos os novos edifícios construídos em zonas comerciais francesas deverão ser cobertos com telhados verdes ou placas solares. A legislação foi aprovada pelo Parlamento Francês na última semana, após o governo ser muito pressionado por ativistas ambientais.

De acordo com a nova lei, a cobertura não é obrigatória para construções residenciais. Além disso, o parlamento foi mais maleável do que esperavam os ambientalistas. Inicialmente, o que se cobrava era que toda a superfície dos edifícios fosse coberta com plantas. Mas, a legislação permite que no lugar da vegetação sejam usadas placas solares.

Os telhados verdes podem gerar muitos benefícios e ainda valorizar as construções. O sistema funciona como isolante térmico, reduzindo a quantidade de calor absorvida pela edificação, deixando os ambientes internos mais frescos e reduzindo a necessidade de aquecimento e arrefecimento artificial, por exemplo.

Além disso, a vegetação ajuda a reter a água da chuva, diminuindo os problemas com escoamento, e favorece a biodiversidade, dando mais espaço para o desenvolvimento de espécies urbanas, principalmente aves.

Quando ao uso das placas solares, com a popularização dos sistemas fotovoltaicos, a tecnologia tem custado cada vez menos. Além de estarem dentro das normas nacionais, os edifícios que optarem por esta solução podem se beneficiar de sua própria produção energética renovável.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile