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Faixas exclusivas em SP aumentam velocidade dos ônibus em 68%

A Prefeitura já implementou 357,5 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em toda a cidade.

Published 19/09/2014

A criação de faixas exclusivas para ônibus aumentou a velocidade dos coletivos e isso foi sentido na economia de tempo dos moradores paulistanos, segundo estudos realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Atualmente, São Paulo conta com mais de 440 quilômetros de vias segregadas à direita, sendo que desde janeiro do ano passado, com a operação “Dá Licença para o Ônibus”, foram implantados 357,5 quilômetros.

Um estudo divulgado no início de dezembro do ano passado pela CET apontou que, com 291 quilômetros de faixas implementadas até então, a velocidade média dos ônibus havia crescido em 45,1%, saltando de 14,2 km/h para 20,6 Km/h. O segundo levantamento da CET, divulgado no início de setembro, mostrou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h.

O levantamento apontou melhora da velocidade em todos os trechos pesquisados. A menor alteração foi o aumento de 7,8% da velocidade na Avenida Orlando Garcia de Oliveira, na zona oeste, e as maiores na Rua Voluntários da Pátria, com melhora de 269,4%, e na ponte do Jaguaré, com 317,3%. A economia média é de 38 minutos por dia, chegando a mais de quatro horas por semana. Em alguns itinerários, a vantagem é ainda maior.

Mais faixas de ônibus a caminho

Por meio do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento), foi assinado um acordo entre a prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal que destinará mais de um bilhão de reais para a mobilidade urbana. Uma das medidas será a implantação de mais seis novos corredores, veja abaixo onde elas serão implantadas:

– BRT Perimetral Bandeirantes – Salim Farah Maluf – 16 quilômetros de extensão e que vai contar com R$ 487 milhões do PAC.

– Prolongamento Itaim Paulista – São Mateus – 18 quilômetros de extensão que vai contar com R$ 529 milhões do Governo Federal.

– Estrada de M’Boi Mirim/estrada da Cachoeirinha (pré-qualificação concluída) – R$ 283 milhões

– Avenida Carlos Caldeira Filho (pré-qualificação concluída) – R$ 218 milhões

– Estrada de M’Boi Mirim/estrada Guavirutuba (pré-qualificação concluída) – R$ 266 milhões

– Avenida Belmira Marin trecho 1 (pré-qualificação concluída) – R$ 205 milhões

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