Ícone do site

Energia eólica cresce 44,4% no Brasil em um ano

Ao todo, as turbinas eólicas geraram 747 megawatts de energia.

Published 29/07/2014

O Brasil apresentou resultados positivos e expressivos na fabricação de energia a partir dos ventos. De acordo com o Boletim de Operações de Usinas da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a produção nacional de energia eólica aumentou 44,4%.

O órgão considerou o período de um ano na avaliação, que foi de maio de 2013 até maio de 2014. O informativo também analisou outras fontes energéticas. A produção termelétrica cresceu 20,7%. As hidrelétricas tiveram redução de 5,1%, mas ainda assim continuam a ser a principal fonte brasileira, responsável por 66,5% da produção.

Ao todo, segundo a CCEE, as turbinas eólicas geraram 747 megawatts de energia. Já o crescimento identificado na produção termelétrica deve-se, principalmente, ao aumento da energia nuclear, que gerou 1.763 megawatts. A biomassa obteve números representativos, com 3.038 megawatts, um crescimento 21,6% em relação ao mês de maio de 2013, conforme noticiado pela Agência Brasil.

Rio Grande do Sul dá exemplo no Brasil

Em maio deste ano o Rio Grande do Sul anunciou a construção do maior parque eólico da América Latina. Instalado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí, o empreendimento deve contar com o investimento de R$ 3,5 bilhões, obtidos em parceria com a Eletrosul.

O sistema, que contará com três grandes parques, deve ter 583 megawatts de capacidade instalada, energia suficiente para atender ao consumo de mais de três milhões de habitantes. 

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile