Catadores ensinam como separar e destinar corretamente o lixo doméstico

A gestão de resíduos é tema do programa Cataflix, programa quinzenal lançado no Youtube.
Por
14 de dezembro de 2020

Para dar visibilidade aos profissionais de materiais recicláveis – que coletam 90% de tudo que o Brasil recicla – nasceu o Cataflix. Trata-se de um programa dentro do canal do Youtube do Pimp My Carroça, onde os youtubers são catadores. Nesta semana, os profissionais explicam como fazer a separação e destinação correta dos resíduos produzidos por cada um. 

“O público do programa é tanto o gerador de resíduo quanto o próprio catador, até porque um não vive sem o outro”, disse João Bourroul, coordenador de comunicação do Pimp My Carroça. “A melhor forma do gerador de resíduo se conscientizar sobre sua responsabilidade na cadeia da reciclagem é ouvindo o que um catador tem pra falar. Catadores são agentes ambientais e professores. Eles sempre foram influenciadores em potencial – a gente só colocou uma câmera pra registrar o imenso conhecimento desses trabalhadores”, conclui.

Foto: Pimp MY Carroça

Apesar do Cataflix ser gravado em São Paulo, o programa reflete o caráter nacional do Pimp My Carroça e do seu app, o Cataki. Isso porque, ao longo do programa, são feitas várias inserções de catadores do Brasil todo, além de vídeos de outros especialistas trazendo detalhes sobre o tema de cada episódio.

A primeira temporada é composta por 5 episódios. Na última sexta-feira (11) entrou no ar o episódio 4 cujo tema é “Destinação correta dos resíduos”. Os catadores ensinam qual a melhor forma para o gerador de resíduo separar e destinar os materiais de sua casa.

Acompanhe todos os vídeos no canal do Youtube do Pimp My Carroça.