Ícone do site

83 mil moradores de SP regularizaram ‘gatos’ de energia em 2015

Apesar de ilegais, as ligações irregulares de energia, popularmente conhecidas como “gatos”, são bastante comuns.

Published 27/05/2015

Apesar de ilegais, as ligações irregulares de energia, popularmente conhecidas como “gatos”, são bastante comuns, o que coloca em risco a vida dos moradores – uma vez que pode ser a origem de diversos acidentes. Para reverter esta situação, a AES Eletropaulo lançou o programa “Transformação de Consumidores em Clientes”.

Por meio desta iniciativa, só nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 20,8 mil famílias passaram a receber energia segura e a ter uma conta em seu nome. No total, 83,5 mil pessoas foram beneficiadas, durante o período.

A concessionária quer atingir a meta de mais de 63 mil clientes regularizados até o final do ano. Na Semana da Energia, comemorada em maio, a iniciativa, em atividade há onze anos, chegou à marca de mais de dois milhões de pessoas contempladas.


Foto: Reprodução documentário: A Energia Transforma

O programa de regularização de ligações clandestinas é promovido nas comunidades em parceria com o Programa de Eficiência Energética, que troca geladeiras e lâmpadas antigas por novas, mais eficientes. Geladeiras atuais, por exemplo, consomem cerca de 60% menos energia. Em 2014, o programa de eficiência energética substituiu mais de 534 mil lâmpadas e 13 mil geladeiras.


Foto: Reprodução documentário: A Energia Transforma

Além do “Transformação de Consumidores em Clientes”, os moradores que possuem o cadastro no sistema único do governo federal (CadÚnico) e se encaixam no perfil podem ainda se inscrever para receber o benefício da tarifa social de energia elétrica.

Outra opção de economia para o consumidor é o “Programa Recicle Mais, Pague Menos”, que oferece desconto na conta de energia de acordo com a quantidade de materiais recicláveis entregues em um dos nove pontos de coleta. As medidas auxiliam os clientes a manter as contas em dia, além de estimularem a preservação dos recursos naturais.

Sair da versão mobile