Ícone do site

Como reciclar papel e como fazer papel machê

Ensinar as crianças a arte da reciclagem de papel é uma forma lúdica de plantar a sementinha da sustentabilidade.

Published 15/02/2021
como reciclar papel

Foto: PPD | Pixnio

Uma das formas de educar crianças para o respeito ao meio ambiente é incluí-las em pequenas atividades ecológicas. Insistir em mensagens maçantes terá como resposta imediata a aversão. Ensiná-las a reciclar papel, por exemplo, é um experimento quase mágico e, ao mesmo tempo, é uma forma lúdica de plantar a sementinha da sustentabilidade. 

O papel pode ser reciclado muitas vezes e isso pode ser feito em casa usando poucos materiais. “Cada tonelada de papel reciclado economiza o corte de 20 árvores e uma substancial economia de energia elétrica. Ao reciclar papel, deixa-se de lançar nas águas os rejeitos químicos decorrentes de sua produção industrial, evitando assim aumentar ainda mais a poluição de rios e córregos”, quem explica é a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz). 

A instituição elaborou um documento onde traz um breve relato da história do papel, o passo a passo de como reciclá-lo e ainda ensina como fazer papel machê. A ideia é usar a técnica como instrumento de educação ambiental. É uma boa pedida para fazer com as crianças em casa. Confira o pdf da Umapaz.

Leia também:

Brasileiro gostaria de reciclar, mas ainda tem dúvidas

Sair da versão mobile