Ícone do site

Aprenda a fazer um puff personalizado

A ideia deste puff é reaproveitar materiais usados para fazer um móvel novo.

Published 31/07/2013

Um puff não precisa ser necessariamente novo para que seja confortável e bonito. Ele que pode ser feito de maneira artesanal, reutilizando tecidos que você tenha em casa. Além de útil, ele também pode servir como artefato de decoração.

Qualquer pessoa gosta de renovar sua casa comprando novos móveis, porém essa necessidade constante de redecorar o ambiente leva muitos objetos úteis a serem facilmente descartados. A ideia deste puff é justamente reaproveitar materiais usados, para fazer um móvel novo.

Para fazê-lo são necessários os seguintes materiais:

– 3 metros de estofo

– 3 metros de tecido estampado (lona ou couro sintético)

– Bolinhas de isopor ou similar para o preenchimento

– Molde

– Máquina de costura

– Tesoura

– Agulhas

– Linha

– Alfinetes

– Zíper

Como fazer: 

O molde, conforme mostrado na galeria de fotos, pode ser impresso no tamanho de três folhas A4 ou se preferir é possível copiá-lo em uma cartolina, atentando às medidas indicadas no modelo. Tendo este modelo pronto, dobre um dos tecidos pela metade e coloque o molde sobre ele. Corte o tecido de acordo com o formato do modelo. Para ajudar neste processo utilize os alfinetes para segurar. Ao cortar o tecido tenha o cuidado de deixar pelo menos um centímetro adicional nos lados, para que possa fazer a costura posteriormente.

Ao total serão cortadas seis peças, tanto no estofo como no tecido estampado. O mesmo processo deve ser feito com todas as peças. A escolha dos tecidos, cores e estampas é livre, depende do gosto de cada um. Entretanto, é importante pensar em como fazer um puff que seja harmonioso com o ambiente onde será colocado. Portanto, depois de cortar todas as peças de acordo com o molde verifique se a combinação lhe agrada e só depois alinhave umas às outras.

Com ajuda da máquina, costure as seis peças juntas do lado direito. Repita o processo no outro tecido. Lembre-se de deixar uma abertura em um dos lados para colocar o zíper. Preencha o saco com o isopor e feche-o. Tendo este zíper, toda vez que quiser lavar o puff  bastará esvaziá-lo.

Após todo este processo, o resultado será um saco em formato de pentágono. Há duas maneiras de fechá-lo. A primeira é fechar o puff com um círculo no meio. Na mesma imagem em que aparece o molde do início, há um molde do círculo. Então, basta recortar o molde e costurá-los junto no extremo do pentágono e coloque a ponta, deste pentágono, dentro do puff, deixando assim o círculo do lado externo, como mostra a imagem. O outro jeito, mais fácil, de fechar o puff é fechando todas as pontas e inserindo o pedaço que sobrar.

O resultado será um puff personalizado, que além de servir como assento, também é uma ótima peça de decoração que alegra todos os ambientes. Com informações de O Artesanato.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile