Ícone do site

Deserto de Abu Dhabi ganha complexo que produz alimentos e biocombustível

As terras no centro de pesquisa são irrigadas com água do mar.

Published 08/03/2016

Foto: Divulgação

Abu Dhabi acaba de inaugurar o primeiro centro de pesquisa do mundo para a produção de alimentos e biocombustível em meio ao deserto. A estrutura é operada pelo Instituto Masdar e tem o propósito de desenvolver alternativas sustentáveis para a produção de energia, água e alimentos.

As terras no centro de pesquisa são irrigadas com água do mar. Mas, o processo de produção é muito mais complexo do que isso. O complexo utiliza o sistema de aquicultura para a produção. Isso significa que, ao mesmo tempo que as plantas são cultivadas, os pesquisadores criam peixes e camarões. O sistema também conta com reaproveitamento de águas residuais, usadas para fertilizam as plantas ricas em óleo, que depois são transformadas em biocombustíveis.

Antes que a água residual seja tratada e devolvida ao mar, ela passa por um último processo de reaproveitamento, em que é parcialmente desviada a um mangue, ajudando a fertilizar a área naturalmente. Depois disso, ela é tratada e canalizada ao oceano.

Foto: Divulgação

Os idealizadores do projeto estão muito otimistas quanto ao potencial de crescimento do sistema. “A instalação aquícola e da biomassa em Abu Dhabi possui tremendo potencial para transformar os 25,5 milhões de quilômetros quadrados de deserto e áreas áridas do mundo em terras produtivas, apoiando a segurança alimentar e deixando o céu mais limpo” opinou Marc Allen, presidente da Boeing, fabricante de aeronaves e uma das empresas parceiras no projeto.

O biocombustível produzido no centro de pesquisa deve ser destinado ao abastecimento de aeronaves, responsáveis por boa parte da poluição proveniente da queima de combustíveis fósseis.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile