Ícone do site

Coreano projeta dispositivo capaz de limpar petróleo da água

O designer corano Hsu Sean projetou uma ferramenta útil à limpeza de áreas atingidas por vazamento de petróleo. Chamado Bio-Cleaner, o equipamento funciona como uma versão marinha de um aspirador de pó, capaz de sugar e limpas o óleo da água.

Published 22/05/2012

O designer coreano Hsu Sean projetou uma ferramenta útil à limpeza de áreas atingidas por vazamento de petróleo. Chamado Bio-Cleaner, o equipamento funciona como uma versão marinha de um aspirador de pó. Ele é lançado nos oceanos para sugar o óleo que permanece na superfície das águas.

Os vazamentos de petróleo sempre são motivos de alerta, pois além de poluir as águas, podem afetar brutalmente os animais marinhos. Outro problema decorrente de desastres deste tipo está relacionado à qualidade do ar, pois em alguns casos, a opção utilizada para controlar as manchas negras, é queimá-las, para impedir que continuem se alastrando. Este processo lança grande quantidade de gases de feito estufa na atmosfera.

Pensando nisso, Sean desenvolveu uma maneira alternativa para resolver o problema. A opção é mais prática, mais segura e também mais limpa. O Bio-Cleaner funciona da seguinte forma: primeiro um helicóptero lança os pequenos equipamentos na área atingida pelo vazamento, após isso o equipamento começa a limpas a água. O mini-robô tem três braços para se movimentar, uma bomba embutida que separa os resíduos da água e um compartimento repleto de bactérias capazes de degradar o óleo.

A parte mais inteligente do dispositivo é um sistema de onda acústica, que emite ondas sonoras de alta frequência, capazes de manter os animais distantes da região afetada. Essa função repelente é de extrema importância, pois muitos animais acabam morrendo após terem contato com o petróleo.

Infelizmente o dispositivo ainda é apenas um conceito e não há previsão de que um dia ele esteja disponível comercialmente. O projeto ainda conta com outras possíveis características, que são difíceis de serem colocadas em prática, como um sensor capaz de rastrear óleo na água e uma bateria que fosse alimentada por água, para estar sempre em funcionamento no oceano. Com informações do TreeHugger e Yanko Design.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile