Ícone do site

Audi vai lançar carro elétrico abastecido por energia solar

Células solares presentes no teto serão capazes de alimentar os sistemas elétricos internos do veículo.

Published 24/08/2017

Parece até notícia sobre competição de carro movidos a energia renovável, mas não é disso que se trata. A conhecida empresa automobilística alemã Audi se uniu à chinesa Alta Devices, unidade da Hanergy Thin Film Power, para lançar um veículo com células solares em seu teto de vidro panorâmico.

A Hanergy é especializada em células solares. Com ela, a Audi terá as células solares de filme fino para serem integradas no teto. A ideia é que tais células sejam capazes de alimentar os sistemas elétricos internos do veículo, como o ar condicionado ou os aquecedores de assentos (acessório comum em lugares em que as temperaturas podem ser muito baixas).

Mas, não é isso. A parceria das empresas busca melhorar a tecnologia de modo que a energia solar possa carregar diretamente a bateria de um carro elétrico. É este o maior objetivo.

As novas células solares têm uma eficiência superior a 25%, serão produzidas na Califórnia pela Alta Devices e, segundo a Audi, vão funcionar bem mesmo em condições de pouca luz e alta temperatura. A companhia está já desenvolvendo o protótipo e espera concluí-lo até o final deste ano.

Foto: Audi/Divulgação

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile