- Publicidade -

Sergio Marone lança plataforma para produtos mais sustentáveis

Tukano vai reunir marcas e produtos que gerem benefícios socioambientais para estimular mudanças positivas de consumo

sergio marone loja online
Foto: Iudi Richele
- Publicidade -

Em 2012, o ator Sergio Marone criou o movimento Gota d’Água, contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Com sua influência, conseguiu mais de um milhão de assinaturas em apenas uma semana. De lá para cá a preocupação com o meio ambiente e hábitos mais sustentáveis cresceu cada vez mais.

O ator e ambientalista criou a a campanha ‘Pare de chupar’, para incentivar as pessoas a deixarem de usar canudos plásticos e a partir desse ato, repensarem e reduzirem o uso de descartáveis. Participou de discussões sobre o sistema de produção e distribuição de energia sustentável no Brasil, visitou a região do rio Xingu, a convite de líderes indígenas, e foi o apresentador da série ‘Florestabilidade’, no canal FUTURA. 

Esta consciência ambiental e entusiasmo em trabalhar a mudança de hábitos, levou Marone a lançar a plataforma Tukano, que nasceu da ideia de impactar as pessoas e ajudá-las a repensar o consumo, apresentando produtos que geram mudanças positivas.

- Publicidade -

A Tukano é 100% vegetariana, não faz testes em animais nem desmata florestas ou qualquer ecossistema e valoriza a mão de obra. “Só assim o futuro sustentável será possível”, enfatiza Sergio.

Consumo Consciente

Segundo pesquisa feita pelo Mercado Livre na América Latina, entre junho de 2019 e maio de 2020, 2,5 milhões de usuários em toda a América Latina compraram produtos com proposta sustentável – só do Brasil, foram 1,4 milhões de consumidores. No mesmo período, a plataforma registrou 150 mil novos compradores nessa categoria, dos quais 81 mil são brasileiros.

Para a Capterra, plataforma de comparação de softwares, uma pesquisa recente apontou que 7 a cada 10 brasileiros dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam, em algum nível, a sua escolha na hora de comprar algo.

“Temos o compromisso de reduzir a produção de lixo e incentivar alternativas de reaproveitamento, reciclagem ou ressignificação.” Sergio Marone

Segundo Marone, a Tukano entende que não é mais aceitável produzir sem assumir responsabilidades e pretende dar visibilidade a produtos sustentáveis.

Além disso, a Tukano, que teve investimento inicial de cerca de 100 mil reais, é um ótimo investimento para quem quer aplicar capital financeiro em um modelo de negócio que já nasce dentro dos parâmetros de ESG (Environmental, Social and Governance). 

Foto: Iudi Richele

Parcerias

A sustentabilidade da Tukano não está apenas nos produtos, mas também no poder do trabalho em conjunto. “Nossos parceiros gerenciam seus impactos com a intenção de produzir produtos da forma mais responsável possível”, comenta Sergio, sobre as primeiras collabs feitas com marcas sustentáveis como Morada da Floresta, Begreen e Paz em Gaia. A intenção do ator e empresário é ampliar constantemente o leque de parceiros e produtos. 

Alguns produtos podem ser considerados sustentáveis por gerar menos perdas, por serem recicláveis ou mais duráveis. Outros porque contêm menos substâncias prejudiciais ou tóxicas, ou porque seu processo de produção consome menos energia. Os produtos que geram renda para cooperativas, artesãos ou comunidades de baixa renda também são considerados sustentáveis.

Estas são algumas das marcas que já estão na plataforma:

Morada da Floresta Empresa de impacto socioambiental, oferece junto à Tukano, soluções práticas, educativas e econômicas que facilitam a compostagem e o consumo consciente. Composteiras, fraldas ecológicas e ecoabsorventes laváveis e reutilizáveis, além de coletor menstrual, lingerie absorvente HotPant e absorventes para seios reutilizáveis. Sacolão e bolsas impermeáveis para para levar fraldas reutilizáveis do bebê.

Paz em Gaia Cuidadosamente selecionados para trazer benefícios reais não só para o consumidor como para o planeta, os produtos da Paz em Gaia com curadoria da Tukano, são focados no bem-estar e na sustentabilidade: pente, escova de dente e de cabelo e saboneteiras feitas de bambu, limpador de língua de cobre, copo do menos 1 lixo, kit lixo zero. 

Begreen Da matéria-prima à produção das embalagens, a linha de cosméticos veganos 100% naturais da Begreen em parceria com a Tukano, traz xampu e condicionador em barra, sacolas de algodão, camisetas, discos para limpeza de pele facial, luva para banho, necessaire e canudo de inox. 

- Publicidade -

Ao navegar neste site você concorda com a nossa Política de Privacidade e uso de cookies para melhorar a sua experiência.

Ok
Sair da versão mobile