Ícone do site

Reality show ecológico: Câmeras mostram ao vivo rotina de animais em MS

Ligadas 24 horas por dia, imagens mostram como vivem espécies que são resgatadas e cuidadas em fazenda.

Published 22/08/2014

Apoiar projetos ambientais é uma maneira das empresas ajudarem o planeta ao mesmo tempo em que melhoram sua imagem diante do mercado. É voltado a esse público que foi criada o GreenFarm, clube de sustentabilidade que, em troca de financiamento empresarial, presta serviços de preservação da flora e da fauna e dispõe todo o trabalho realizado por meio de câmeras ao vivo.

Ligadas 24 horas por dia, as câmeras são instaladas na sede do negócio, no município de Itaquiraí, em Mato Grosso do Sul. No local, são registrados, por exemplo, o cotidiano de espécies animais resgatadas – por maus tratos, tráfico ou posse ilegal – que são tratadas e devolvidas à natureza.


Foto: GreenFarmCO2FREE

Entretanto, nem todos os animais podem voltar ao seu habitat natural – alguns por correrem risco de extinção, outros por não terem mais condições de se readaptarem. É o caso da onça-pintada batizada de Diogão. Ainda filhote foi resgatado na copa de uma árvore no Amazonas, em uma localidade a dois dias de barco de Manaus. Para sua proteção, não poderá ser reintroduzido, uma vez que tem dificuldade de sobrevivência em seu habitat e corre o risco de ser morto.

Esse é o mesmo motivo que leva o casal de onça parda Romeu e Julieta a ser cuidado na fazenda. Romeu foi encaminhado pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e Julieta foi resgatada de um incêndio em um canavial localizado no município vizinho, Naviraí.  Todos esses animais são tratados por uma equipe especializada que cuida da alimentação adequada e do espaço em que ficarão abrigados para que tenham boas condições de se desenvolverem.

Além disso, há um centro de reabilitação de aves adultas e aprendizado de voo de filhotes. Muitas delas foram vítimas de maus tratos em residências por um longo período e com ajuda de profissionais passam por todo um processo de recuperação para, posteriormente, serem avaliadas por técnicos do CRAS e soltas em seu habitat. Já foram soltos 250 papagaios e 40 tucanos.

Onças, macacos, papagaios, tucanos, peixes. Essas são algumas das espécies que estrelam os vídeos da TV GreenFarm, confira abaixo:

 

Todas as imagens captadas podem ser reproduzidas pelas empresas apoiadoras, é uma das maneiras disponíveis para mostrar, na prática, o que é feito com o investimento na GreenFarm. Saiba mais aqui.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile