Ícone do site

Primeiro caminhão de lixo elétrico no mundo começa a rodar em SP

O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno e tem autonomia estimada superior a 200 km.

Published 24/11/2016

Foto: Divulgação

O primeiro caminhão 100% elétrico destinado a coleta e compactação de lixo do mundo começou a rodar pelo interior de São Paulo. O projeto é fruto de uma parceria entre a Corpus Saneamento e Obras e a fabricante chinesa BYD, e já está em operação nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos. O veículo pode compactar até 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento – e tem autonomia estimada superior a 200 quilômetros ou oito horas de operação por recarga. A partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.

De acordo com as empresas envolvidas no projeto, este é o primeiro veículo 100% elétrico produzido em massa utilizado para tal finalidade no mundo. Alimentado por uma bateria de fosfato de ferro lítio – reciclável, com vida útil de até 40 anos – o caminhão coletor não emite gases ou fumaça de escapamento na atmosfera, possui manutenção simplificada e é bem mais silencioso do que os veículos tradicionais utilizados na limpeza urbana.

A intenção é tornar o veículo limpo uma norma e não uma exceção. “Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”, planeja João Paschoalini, diretor operacional da Corpus.

Foto: Divulgação

“O caminhão BYD eT8A possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa, e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a zero km/h, proporcionando muito conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse. Além disso conta com torque máximo de 1500 Nm a zero RPM, oferecendo um desempenho sem igual na classe e em todas as condições de operação. Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a Diesel”, explica Carlos Roma, diretor de comercial da BYD no Brasil.

“Após uma recarga de até duas horas, o caminhão BYD eT8A opera por mais de 200 km ou 8 horas. Além disso, é muito mais econômico: em termos comparativos, o veículo pode ser até sete vezes mais eficiente do que se utilizasse óleo diesel dependendo da região de operação ou do regime de compra de energia do cliente”, acrescenta.

 

Sair da versão mobile