Ícone do site

Plataforma online incentiva doações em troca de descontos em lojas

A ideia é reunir pessoas interessadas em desfazer-se de objetos que já não utilizam.

Published 30/10/2013

Apostando na boa vontade das pessoas, o produtor de filmes Rodrigo Cabral criou uma ferramenta de trocas via web. A ideia é reunir pessoas interessadas em desfazer-se de objetos que já não utilizam em troca de descontos em estabelecimentos comerciais.

Por meio de uma página no Facebook, os usuários enviam mensagens com informações dos itens que pretende doar. Em seguida, agenda a retirada da doação. A boa ação transforma-se em descontos nas lojas parceiras do projeto.

Batizada de Bluemerang, a plataforma online também disponibiliza um número em que o doador pode acompanhar o trajeto das peças, da saída até a entrega às instituições carentes, garantindo assim que sua contribuição realmente foi direcionada para quem necessita.

Entre as instituições parceiras estão Casas Taiguara, Centro Cultural Jd. São Joaquim e Exército da Salvação, já entre as que disponibilizam os descontos estão Mané Burguer, Kanui, King Sneakers e Juca Alemão.

De camiseta velha até um sofá, tudo é recolhido, mas é importante que esteja em bom estado. Por enquanto, a iniciativa de funciona apenas em São Paulo.

O nome Bluemerang foi escolhido por fazer alusão à palavra “boomerang” (em português, bumerangue) – objeto que é lançado e volta à mão do arremessador. Certamente, a ferramenta solidária facilita a troca de boas ações dando um empurrão nas pessoas que querem ajudar, mas que não encontram tempo ou disposição para fazê-lo.

O vídeo abaixo explica como funciona a plataforma:

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile