Ícone do site

Plástico feito de batata é alternativa para descartáveis

Uma série de produtos biodegradáveis que podem substituir utensílios descartáveis está em desenvolvimento no Reino Unido.

Published 27/02/2018

Uma série de produtos biodegradáveis que podem substituir utensílios descartáveis está em desenvolvimento no Reino Unido. O principal diferencial de uma ideia recente, da Biome Bioplastics, é que pode aguentar as variações de temperatura, como um plástico comum, e ainda ser totalmente compostável e reciclável.

Em países britânicos, o uso de copos descartáveis de café é bastante comum. A estimativa é que um milhão de copos sejam jogados no lixo diariamente no Reino Unido. E o problema é ainda pior: eles dificilmente são reciclados. Isso porque são feitos com uma espécie de cartão que possui um forro de polietileno de difícil remoção.

A ideia da Biome Bioplastics é reduzir esse desperdício fabricando produtos à base de materiais orgânicos. Fécula de batata, amido de milho e celulose são hoje os principais componentes dos produtos.

Solução na natureza

A empresa garante que ele aguenta líquidos quentes e, após o uso, pode ser descartado em lixeiras de reciclagem de papel ou de lixo orgânico. “Em condições adequadas de compostagem, nossos copos e tampas desaparecerão dentro de três meses”, afirma o CEO da Biome Bioplastics, Paul Mines.

Segundo Mines, a empresa desenvolveu os produtos com base em recursos naturais e renováveis nos últimos cinco anos. Ele ressalta que precisamos hoje questionar o uso de combustíveis fósseis nos utensílios que usam plástico à base de petróleo.

“Os consumidores que veem logotipos de reciclagem agem de boa fé, mas a maioria dos copos são revestidos com plástico à base de óleo e as tampas feitas de poliestireno tornando impossível a reciclagem, mesmo quando colocado no compartimento correto”, afirma o Ceo. “Para um produto tão simples, é um problema muito complexo”, completa.

Veja também: Bioplástico comestível é feito com mandioca na Indonésia

Sair da versão mobile