Ícone do site

Google doa R$ 10 milhões a vencedores do Desafio de Impacto Social 2016

As cinco ONGs vencedoras levam R$ 1,5 milhão cada.

Published 15/06/2016

Na última terça-feira (14), o Google revelou os nomes dos cinco vencedores do Grande Prêmio do Desafio de Impacto Social 2016, competição organizada pelo Google.org com o objetivo de identificar projetos inovadores que utilizam a tecnologia para a mudança social. As ONGs e os projetos selecionados são:

O anúncio aconteceu em um evento no qual dez ONGs finalistas – selecionadas entre mais de 1000 inscritas – apresentaram suas ideias para uma bancada de juízes composta por personalidades do mundo sem fins lucrativos, dos setores artístico e cultural: a atriz e apresentadora Regina Casé; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; Walela, que veio representar seu pai, o chefe Almir, Líder do povo indígena Paiter Suruí; Adriana Varejão, artista plástica brasileira e Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org. Os juízes anunciaram quatro vencedores que receberão R$ 1,5 milhão cada. A estrela do futebol Marta, que não pôde comparecer ao evento, também participou da seleção dos vencedores.

O quinto Grande Prêmio foi escolhido pelo público em uma votação aberta realizada no site do Desafio entre os dias 23 de maio e 13 de junho. O vencedor do voto popular também foi revelado hoje: com mais de um milhão de votos, o prêmio foi entregue à Transparência Brasil pelo desenvolvimento de um aplicativo que monitora os gastos públicos na região Norte em infraestrutura escolar.

ONG Transparência Brasil | Foto: Divulgação

Os cinco finalistas restantes também não vão para casa de mãos vazias. Cada um ganhará uma quantia de R$ 650.000 para colocar seus projetos em prática. São eles:

Todas as dez organizações receberão assistência técnica do Google, bem como mentoria da ponteAponte, uma empresa social especializada no desenvolvimento de projetos.

“Esta é a segunda vez que realizamos o Desafio de Impacto Social Google no Brasil”, diz Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org, lembrando o Desafio de 2014. Para tornar a competição “verdadeiramente nacional”, desta vez Google reforçou a divulgação em todo o Brasil e selecionou duas ONGs finalistas de cada uma das cinco regiões do país.

“O resultado foi surpreendente: as inscrições cresceram 40%, provando que as soluções baseadas em tecnologia estão sendo desenvolvidas em todo lugar para combater de maneira inovadora uma grande variedade de problemas”, explica.

Sair da versão mobile