Ícone do site

ESG é para todos?

Ruy Fortini explica como e porque pequenas e médias empresas podem se engajar em práticas socioambientais

Published 28/03/2023
reunião empresa

Foto: iStock

De que forma as pequenas e médias empresas podem se engajar com as pautas relacionadas à sustentabilidade, às questões sociais e de governança? Com a crescente relevância do selo ESG para o mundo corporativo, tenho refletido cada vez mais sobre como empreendimentos de dimensões variadas podem se implicar nestas discussões, expandindo o alcance destas que estão entre as questões mais urgentes do nosso tempo.

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de critérios utilizados para avaliar a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas. O ESG tem se tornado cada vez mais importante para as empresas, uma vez que elas precisam demonstrar seu compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis para atrair clientes, investidores e parceiros de negócios.

O ESG ajuda a garantir a reputação da empresa. As empresas que adotam práticas sustentáveis e responsáveis ganham a confiança dos clientes, funcionários e investidores, o que pode se traduzir em benefícios financeiros a longo prazo. Além disso, as empresas que possuem boas práticas ESG também são mais bem avaliadas pelos órgãos regulatórios e de rating, o que pode ajudar a obter melhores condições de crédito e reduzir os riscos de multas e sanções.

Foto: iStock

No que se refere ao público brasileiro, ao menos 82% dele considera a sustentabilidade como um tema importante para seu dia a dia. Este dado é extraído da Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, através de um levantamento que levou em consideração a visão de 2.203 pessoas. Outra conclusão da pesquisa foi que, quando o assunto é meio ambiente e negócios, 37% dos entrevistados já deixaram de consumir produtos de empresas que não atendem a agenda de preservação do meio ambiente.

Além disso, o ESG pode gerar oportunidades de negócio. A demanda por produtos e serviços sustentáveis está em alta e as empresas que adotam práticas ESG podem se diferenciar no mercado e conquistar novos clientes. Ainda, muitos investidores estão buscando empresas que possuam práticas ESG sólidas, o que pode abrir portas para novos investimentos e parcerias estratégicas.

De acordo com o relatório “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, produzido pela EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, 99% dos investidores utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento. O levantamento ouviu 1.040 líderes financeiros seniores nas empresas e 320 investidores.

O ESG, ademais, pode ajudar as pequenas e médias empresas a reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência. Práticas sustentáveis, como a redução do consumo de energia e a gestão responsável dos recursos naturais, podem reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência dos processos. Além disso, empresas que possuem boas práticas de governança são mais bem gerenciadas e podem tomar decisões mais estratégicas e efetivas.

Foto: Christina Wocintechchat.com | Unsplash

Separei algumas dicas de como pequenas e médias empresas podem se conectar com estratégias ESG.

Estas são algumas formas com as quais pequenas e médias empresas podem se engajar às estratégias ESG, a fim de se conectar melhor com as pautas mais importantes do nosso tempo, produzir impacto social e ambiental e dialogar melhor com o público consumidor. Questões envolvendo sustentabilidade, governança e aspectos socioculturais são preocupações, afinal, não são preocupações apenas de governos ou de grandes empreendimentos, mas de toda a sociedade.

Foto: Doare
Sair da versão mobile