Ícone do site

Cerveja austríaca substitui rótulo por bilhete de transporte gratuito

Campanha que rendeu à Stiegl o título de cerveja socialmente responsável tem o mesmo objetivo de uma ação realizada no carnaval carioca.

Published 20/12/2013

Os rótulos das garrafas da marca de cerveja Stiegl foram substituídos por bilhetes gratuitos de transporte público, válidos na cidade austríaca de Salzburg. A medida foi implantada em dezembro do ano passado, com o objetivo de diminuir os acidentes causados pela ingestão de álcool nas festas de final de ano.

Além de aumentar a segurança no trânsito, a campanha elaborada na Áustria tem potencial para ser praticada no mundo todo, pois incentiva os consumidores da bebida alcoólica a aderirem ao transporte coletivo e deixarem seus carros em casa ao saírem para bares, festas ou outras ocasiões em que decidam beber.

De acordo com o portal Springwise, a criação foi desenvolvida pelos designers do escritório Demner, Merlicek & Bergmann, que exploraram ao máximo o conceito de responsabilidade social atrelado à marca de bebidas. Com o bilhete de transporte no lugar do rótulo, a Stiegl recebeu vários prêmios, e ainda ganhou o título de cerveja mais socialmente responsável. 

A Antarctica realizou uma iniciativa parecida no Rio de Janeiro, durante o carnaval deste ano. Durante a ação, as pessoas que apresentassem uma latinha de cerveja vazia nas estações de metrô da capital fluminense conquistavam o passe livre. A ideia da campanha foi convencer os frequentadores dos blocos de rua e desfiles de carnaval a não dirigirem depois de consumirem a bebida alcoólica.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

Sair da versão mobile