Ícone do site

Bioplástico comestível é feito com mandioca na Indonésia

Na composição do produto não entra nada que seja derivado de petróleo.

Published 03/07/2017

Sacolas plásticas são um problema ambiental no mundo inteiro. E não faltam pesquisas buscando soluções para reduzir esse mal que invade os oceanos – afetando a vida marinha. Uma das alternativas foi adotada por uma empresa em Bali, na Indonésia, que criou uma sacola muito similar aos sacos plásticos encontrados no mercado, mas com a vantagem de ser totalmente ecológica.

O saco da companhia Avani Eco é feito com mandioca e se dissolve na água. E isso evita que o material fique por anos poluindo a natureza. Na composição do produto não entra nada que seja derivado de petróleo.

O fundador da empresa Kevin Kumala, inclusive, bebeu um pedaço do plástico dissolvido em água para provar que  sua sacola realmente é biodegradável e a ingestão pelos animais não causa nenhum mal.

No Brasil, uma empresa especializada em produtos e embalagens biodegradáveis está estudando uma tecnologia parecida. Ela já desenvolveu copos, bandejas e potes feitos com mandioca. Veja aqui.

Além deste, outros produtos interessantes já foram desenvolvidos pela mesma empresa. Entre eles, uma embalagem feita a partir de bagaço de cana, copos compostáveis, talheres de madeira e capa de chuva feita com milho, soja e sementes de girassol.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile