Ícone do site

Aplicativo registra atropelamento de animais nas estradas

As informações geradas podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação para as espécies afetadas.

Published 16/04/2014

Uma ferramenta foi criada para que os motoristas possam fazer algo além de lamentarem pelos animais mortos na estrada. Trata-se do aplicativo Urubu Mobile, que foi desenvolvido para registrar os incidentes. O melhor é que as informações geradas podem auxiliar no planejamento de estratégias de conservação para as espécies afetadas, além de contribuir em projetos de expansão e construção de rodovias e ferrovias.

Patrocinado pela Tetra Pak, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o TFCA/Funbio, o projeto foi idealizado pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras (MG). Para utilizar o sistema, os interessados devem fazer o download no Google Play ou no Portal do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas e se cadastrarem através do próprio Urubu Mobile. Assim, quando encontrar um animal silvestre atropelado, basta fazer uma foto para que a posição geográfica e a data sejam marcadas automaticamente.

O diferencial do sistema é que os usuários não precisam ser especialistas, pois todas as fotos serão validadas por uma equipe de pesquisadores de todo o Brasil. Segundo Bager, esta é uma forma de obter um mapeamento confiável para uso no planejamento, gestão e desenvolvimento de políticas públicas.

De acordo com Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, este projeto esta alinhado com o compromisso da empresa de conservar a biodiversidade para benefício das gerações presentes e futuras. “Disseminando a importância da preservação, podemos evitar extinções, dando às gerações futuras a opção de valorizar e beneficiar-se de um meio ambiente saudável”, afirma Fernando. O aplicativo já está disponível para celulares e tablets com Android. 

Sair da versão mobile