Ícone do site

Rede Accor se compromete a eliminar descartáveis até 2022

Iniciativa representa um passo significativo para o setor global de hotelaria.

Published 29/01/2020
cosméticos

Foto: iStock

A Accor acaba anunciou seu compromisso de aderir à Global Tourism Plastics Initiative das Nações Unidas – iniciativa cujo objetivo é articular, apoiar e ampliar as ações de stakeholders do setor de turismo para a formação de uma aliança global voltada a combater a poluição por plásticos – e de eliminar todos os itens plásticos de uso único na experiência do cliente em seus hotéis até o fim de 2022.

A iniciativa da Accor para reduzir os impactos ambientais e fortalecer as medidas de combate à poluição causada pelos plásticos nos oceanos e em ecossistemas naturais no mundo todo representa um passo significativo para o setor global de hotelaria e para o grupo.

A Global Tourism Plastics Initiative, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Mundial do Turismo em parceria com a Fundação Ellen MacArthur, estabelece diretrizes para o combate de resíduos e poluição de plásticos. Governos e empresas, como a Accor, comprometem-se com um conjunto de metas complexas.

“A poluição por plásticos é um dos maiores desafios ambientais da atualidade e o turismo desempenha um papel importante quando se trata de contribuir com a solução”, afirmou Ligia Noronha, Diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Divisão de Economia. “Por meio da Global Tourism Plastics Initiative, empresas e destinos turísticos contam com apoio para inovar, eliminar e adotar uma economia circular para os produtos plásticos, impulsionando a circularidade em nossas economias e reduzindo a poluição por plásticos no mundo todo”.

“Estamos cientes do enorme impacto que temos sobre o planeta e de nossa responsabilidade para criar benefícios tangíveis aos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e comunidades onde operamos”, destacou Sébastien Bazin, Chairman e CEO da Accor.

Conheça as medidas

A Accor atende mais de 120 milhões de clientes e serve mais de 200 milhões de refeições por ano. Além do compromisso já assumido de eliminar o uso de canudos, misturadores e cotonetes de plástico, o novo compromisso inclui também:

• A eliminação de todos os amenities de uso individual e copos de plástico até o fim de 2020.

• A eliminação de todos os outros itens de plástico de uso único nos quartos, áreas de reuniões, restaurantes e áreas de lazer (spas, academias etc.) até o fim de 2022.

Plásticos de uso único compreendem produtos descartáveis que são utilizados apenas uma vez. Entre esses itens estão canudos, cotonetes, misturadores de bebidas, copos, sacos de lavanderia, embalagem de travesseiros, garrafas de água, embalagens plásticas (de alimentos e artigos de boas-vindas, entre outros), pratos e talhares para viagem, brindes e produtos de boas-vindas (artigos de toalete, chinelos, lápis etc.) e chaves de acesso ao quarto.

Alternativas adequadas para substituir os produtos plásticos serão propostas para cada item específico com base em Análises do Ciclo de Vida a fim de garantir um melhor desempenho ambiental para a solução proposta aos nossos hotéis.

Com mais de 200 milhões de itens plásticos de uso único utilizados anualmente em todas as áreas, os hotéis já estão reduzindo significativamente o seu impacto. Vários estabelecimentos estão empregando soluções eficazes por meio da adoção de alternativas mais sustentáveis. Alguns exemplos:

• 94% dos hotéis da Accor não utilizam mais canudos, cotonetes e misturadores de plástico. Os 6% restantes (a maioria na China) farão o mesmo até o fim de março de 2020;

• 89% dos hotéis ibis estão utilizando amenities em dispenser. Isso significa que 2087 hotéis da rede ibis deixaram de utilizar itens plásticos de uso único com a instalação desses equipamentos. Os hotéis ibis da Accor na América Latina adotarão essa mesma medida este ano;

• A rede Fairmont adotou novos padrões de construção e reforma em mais uma das várias iniciativas implantadas pelas nossas marcas. Os hotéis da rede instalaram torneiras com filtro nas dependências dos hóspedes para eliminar o uso de garrafas plásticas de água;

• A rede criou a marca “Greet”, que tem como parte do seu DNA ser “plastic free”, ou seja, livre de plástico. No café da manhã dos hotéis, não são utilizados plásticos descartáveis, e geleias e manteiga são servidas em recipientes reutilizáveis. Além disso, nos hotéis com esta marca, não há produtos plásticos descartáveis nos quartos e em nenhuma outra área dos hotéis. A Accor planeja inaugurar dez novas unidades Greet na Europa ainda este ano.

Adicionalmente, vários hotéis da Accor que fazem parte do portfólio de marcas líderes do grupo, entre os quais Novotel Paris les Halles, Novotel Yangon Max, Myanmar, Sofitel Bogotá, diversos hotéis em Bali e Lombok na Indonésia e Ibis Styles São Paulo Anhembi, já adotaram medidas individuais para eliminar os plásticos e estão cada vez mais próximos da meta de serem 100% livres de plástico quanto à utilização de itens de uso único.

Sair da versão mobile